Foto: DR

Roma, Milão e Palermo são os destinos italianos para onde crescem este ano as ligações aéreas desde aeroportos portugueses.

Há qualquer coisa no ar de Itália que atrai inexplicavelmente, que vicia, que inebria. Por muito que as curvas da vida já nos tenham colocado nas estradas italianas, há sempre um retorno em perspetiva, um lugar que falta sentir.

Mais do que ver, viaja-se a Itália para sentir, para perceber a demoníaca dolce vita, sorvida nos aperitivos que os italianos tanto apreciam, a saber a prosciutto ou a pesto, a tomar regado com o melhor prosecco, ao bruaá dos risos despreocupados do fim de dia.

Roma, claro, é incontornável. Pelo Coliseu, pelo Papa, pela Piazza Navona, pelo amor no ar. Ou Milão, pelo Duomo, pelo sonho e pelo espetáculo do luxo.

Mas Itália é tão mais diversa. Itália é a Veneza dos canais, mas é também a Florença da arte, a Nápoles das vespas, a Pisa dos estudantes (pensavam que íamos apontar a torre?), a Bolonha da torre inclinada (pois), a Verona de Julieta, a Palermo da Unesco ou a insular Cagliari. Ou, ou, ou.

Itália é, simplesmente, o encanto de Salvatore, a bonomia de Mario, a genialidade de Fellini, o riso perdido de Benigni.

Vamos embarcar?

Esta rubrica conta com o apoio da ANA Aeroportos de Portugal
Foto: DR

PARA EXPLORAR

Porto (OPO):
Ryanair
Nova rota cinco vezes por semana para Roma Fiumicino, a somar aos dez voos para Milão-Bérgamo, seis para Milão Malpensa, três para Cagliari, dois para Bolonha, Pisa, Treviso, Turim Caselle, e um para Bari, Trapani e Verona.

easyJet
Nove voos semanais para Milão Malpensa, dois para Nápoles e para Palermo.

Wizz Air Malta
Sete ligações a Roma Fiumicino.

Madeira (FNC):
Ryanair
Nova rota com dois voos semanais para Milão Malpensa.

Wizz Air Malta
Duas ligações por semana a Roma Fiumicino.

Lisboa (LIS):
Ryanair
12 ligações semanais a Milão-Bérgamo, 11 a Roma Fiumicino, seis a Bolonha, três a Veneza e duas a Pisa e Nápoles.

TAP Air Portugal
35 voos semanais para Roma Fiumicino, 28 para Milão Malpensa, 14 para Veneza, dez para Florença, oito para Nápoles e sete para Bolonha.

easyJet
Novas rotas com seis ligações semanais para Milão Linate e duas para Palermo,
a juntar aos 16 voos semanais para Milão Malpensa.

Wizz Air Malta
Nova rota com sete voos semanais para Roma Fiumicino.

Partilhar