Foto: Flickr

Cabo Verde bateu um novo recorde de hóspedes durante o ano de 2024. A confirmação foi avançada pelo Instituto de Turismo do arquipélago de língua portuguesa.

“A estimativa aponta para 1,2 milhões”, revelou à agência Lusa Jair Fernandes, presidente daquela entidade. A perspetiva é que os números devam continuar a crescer, assim se confirme o aumento do mercado de turistas europeus.

Para isso, contribuirá a introdução de Cabo Verde nas rotas da Easyjet. A companhia aérea de baixo custo voa atualmente apenas para a ilha do Sal, mas poderá vir a ter ligações para outras ilhas.

“Temos de pé a possibilidade de ter a Easyjet nas ilhas de Santiago e São Vicente, demonstrando que esse pode ser o caminho imediato para a desconcentração do turismo, levando-o a todas as nove ilhas, em articulação com novas linhas domésticas”, adiantou Jair Fernandes.

As companhias aéreas internacionais mais baratas vão transportar “outro perfil de turismo, completamente diferente” da oferta de sol e praia em ‘resorts’, que é atualmente responsável pela maioria da receita turística do arquipélago e concentrada nas ilhas do Sal e Boa Vista.

Com linhas “low cost”, Cabo Verde espera um turismo “com impacto em todas as lhas e na economia local, com visitante em busca de experiências no destino”, perspetiva Jair Fernandes.

Depois de chegarem aos aeroportos internacionais, os turistas estrangeiros terão ligações internas para se movimentarem, graças à nova companhia estatal Linhas Aéreas de Cabo Verde.

Outra novidade, é o desenvolvimento da modalidade de alojamento complementar, para que os turistas tenham antemão garantida a dormida se visitarem mais do que uma ilha.

Partilhar