Foto: DR/Thiago Amaral/SETUR)

“’Bora ali, no Piauí?” É com esta mensagem simples, direta e divertida que um dos estados do Brasil menos conhecidos pelo fluxo turístico está a chamar visitantes internacionais através de uma campanha que tem Portugal como dos principais destinatários.

Presente em força na BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, que decorre até este domingo, dia 16, na FIL (Lisboa), o Piauí apresenta-se como “o coração do nordeste brasileiro”. Pela sua localização na costa nordeste do enorme país, pela sua generosidade, pelo seu modo de ser.

“O objetivo é que o Piauí venha a ser uma opção de férias para os portugueses. Afinal, não lhe faltam atributos que o distinguem dos outros estados brasileiros”, dizem a Secretaria de Turismo regional e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), responsáveis pela campanha, que conta também com o apoio do Governo estadual, do Investe Piauí e da Visit Brazil Travel Association (VRBTA).

O Parque Natural Serra da Capivara é uma das grandes atrações do Piauí (Foto: DR/Thiago Amaral/SETUR)

E o que faz o Piauí ser diferente dos demais e deixar marca forte? “Desde logo, a sustentabilidade e o vasto património natural, propícios ao turismo de Natureza. Além disso, é único do ponto de vista humano, geológico e até arqueológico. Ali encontram-se as mais antigas pinturas rupestres da América do Sul”, explicam. “É um pouco a história do homem americano”, resume Bianca Leão, do SEBRAE.

Com uma área territorial duas vezes e meia superior a Portugal mas apenas 3,2 milhões de habitantes, o Piauí é 11º mais extenso (ligeiramente superior ao de São Paulo) dos 27 estados que fazem do Brasil gigante. Rodeado por Tocantins, Maranhão, Bahia, Ceará e Pernambuco, tem como capital Teresina, cidade assim batizada em honra de D. Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias (1822-1889), mulher do imperador Pedro II e considerada a “mãe dos brasileiros”.

Entre as grandes atrações do Piauí está o Parque Natural Serra da Capivara, Património Cultural e da Humanidade classificado pela UNESCO desde 1991. Lá se encontram preservados 25 mil conjuntos de pinturas rupestres, 200 delas visitáveis.

O Delta do Parnaíba forma uma paisagem impressionante (Foto: DR/Thiago Amaral/SETUR)

Outro dos pontos de interesse é o delta do Parnaíba, rio que desagua no mar junto à fronteira com o estado do Maranhão. “São locais menos falados, aquela pegada inexplorada que é muito interessante para alguns nichos”, diz a responsável, presente na BTL.

Há ainda boas praias espalhadas por 66 quilómetros de areais que fazem parte da Rota das Emoções, um percurso de 500 quilómetros a fazer em todo-o-terreno e que liga Jericoacoara, no Ceará, aos consagrados Lençóis Maranhenses (cujo início ainda é dentro das fronteiras do Piauí), no Maranhão.

Portugal não tem voos diretos para o Piauí, mas podem ser encontradas soluções rápidas e acessíveis através de ligações desde Recife e Fortaleza.

Extensos areais modelam a costa do Piauí (Foto: DR/Thiago Amaral/SETUR)

Partilhar