Publicidade Continue a leitura a seguir

O que fazer quando uma criança grita durante um voo

Veja as fotografias e descubra nos 10 slides seguintes curiosidades sobre o maravilhoso mundo dos aviões, clicando nas setas. [Imagem: Shutterstock/D.R]
1. Raio que os parta Os aviões foram projetados para serem atingidos por raios. Pelo menos uma vez por ano isso acontece a cada aeronave ou uma vez em cada mil horas de voo. Isso não é sinónimo de acidente, já que desde 1963 não cai um avião por isso.
2. Lugar seguro Não existem provas de que um determinado lugar a bordo seja o mais seguro, mas um estudo da revista Time aponta para que os assentos do meio da parte traseira da aeronave sejam aqueles com menor taxa de fatalidade em caso de acidente.
3. Quartos privados Nos voos de longa duração a tripulação pode ter de trabalhar até 16 horas consecutivas. Para permitir algum tempo de descanso, aviões como o Boeing 777 ou 787 Dreamliner possuem pequenos quartos acessíveis por uma escada. Cada quarto pode ter entre seis e dez camas.
4. Grande pneu Sabia que o pneu do trem de aterragem de um avião pode aguentar até 38 toneladas de peso e tocar no chão a mais de 270 quilómetros por hora? É verdade. E só precisam ser verificados a cada 500 utilizações.
5. O mistério das luzes Sabe por que razão as luzes da cabina baixam de intensidade quando, à noite, o momento da aterragem se aproxima? É para que, no caso de alguma coisa correr menos bem, a visão dos passageiros esteja habituada à falta de luz no exterior.
6. Um motor chega Não é a melhor opção, mas um motor é mais do que suficiente para um avião voar. Especialistas da revista de ciência Popular Mechanics garantem que qualquer avião comercial está preparado para essa eventualidade e foram testados nessas condições.
7. Cinzeiro no WC A proibição de fumar a bordo dos aviões não é coisa recente. Desde a década de 1990 que é assim, mas as casas de banho continuam a ter cinzeiros. Estranho? Nem por isso. As companhias aéreas sabem que há sempre alguém que vai prevaricar, por isso mais vale ter um cinzeiro do que o fumador atirar a beata para o cesto e causar um incêndio.
8. Um furo na janela Quem já encostou a cabeça à janela de um avião para ver a paisagem deve ter reparado num pequeno orifício na base da mesma. Existe para regular a pressão da cabina. A maior parte das janelas são compostas por três painéis em acrílico. O exterior protege-nos dos elementos e mantém a pressão; o segundo funciona como segurança para o caso de o primeiro se partir; o terceiro tem o tal furo para que a pressão não danifique o acrílico do meio.
9. O sabor da comida a bordo O sabor dos produtos servidos a bordo de um avião é alterado pelo ambiente em redor. Quem o diz é um estudo de 2015 da Universidade de Cornell. Os doces sabem menos doce e os salgados mais salgado. O ar seco e reciclado na cabina faz também que a comida pareça mais seca e sem sabor.
10. A famosa máscara de oxigénio Em caso de despressurização da cabina as máscaras de oxigénio caem do teto. Não é mentira, mas as máscaras só têm capacidade para 15 minutos de oxigénio. Não se assuste, esse tempo deverá ser suficiente para o avião descer até uma altitude em que as máscaras deixem de ser necessárias.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os gritos das crianças pequenas durante um voo tornam-se incomodativos para muitas pessoas. Mas será que há alguma coisa que os outros passageiros possam fazer?

Na verdade, a forma como as companhias aéreas, os pais e a tripulação lidam com estas situações foi sempre um tema controverso.

A última polémica aconteceu em março quando um vídeo que mostrava um homem e a sua filha a serem expulsos de um voo da Southwest Airlines se tornou viral. A razão foi o facto de a criança ter feito uma birra durante o embarque. A Southwest Airlines informou que a família foi colocada no voo seguinte, depois de uma discussão a bordo entre os passageiros ter começado. A tripulação e a Southwest foram bastante criticados nas redes sociais pela maneira como lidaram com o incidente.

Hoje a ideia de as companhias aéreas introduzirem «zonas livres de crianças» está a ganhar cada vez mais força. Mais da metade dos 4000 viajantes entrevistados em 2017 disseram que as famílias com crianças com menos de 10 anos deveriam ser obrigadas a sentar-se numa secção separada do avião.

Como culpabilizar alguém – sejam os pais, as crianças ou as tripulações – nunca foi solução, o Business Insider pediu a alguns comissários de bordo para darem conselhos de como lidar com a situação.

A companhia aérea não pode fazer grande coisa

«As companhias aéreas não conseguem lidar com crianças mal-educadas. Além de pedirem aos pais para que as crianças falem mais baixo, se sentem ou não incomodem os passageiros da frente ou de trás, não há realmente nada que se possa fazer».

Os comissários de bordo podem compensar os passageiros próximos das crianças

«Se um passageiro estiver a sentir-se desconfortável durante todo o voo, deve pedir aos comissários de bordo para os mudarem de lugar».

«Peça para mudar de lugar se existir algum livre, use tampões para os ouvidos, e beba um copo de vinho. A tripulação vai ajudá-lo com isso.»

Informe a companhia aérea

«Se o voo estiver cheio e não houver a possibilidade de mudar de lugar, informe a companhia aérea quando chegar ao destino ou quando regressar de férias, explicando a situação. Pode ser que lhe ofereçam crédito para um próximo voo».

Deixe os pais lidarem com a situação

«Os pais devem levar consigo brinquedos, entretenimento e comida para as crianças».

Os pais devem viajar preparados

«Como aconteceu com um tio que acabou de viajar com o seu sobrinho de dois meses, a melhor estratégia para voar com um bebé é alimentá-lo e adormecê-lo antes de o avião descolar – e ter certeza de que tem uma chupeta para ajudar a desentupir os ouvidos».

E os outros passageiros também

«Os passageiros devem ter fones para ouvirem música ou assistirem a um filme».

«Não se esqueça de trazer tampões para os ouvidos e uma venda para os olhos. Não há muito que se possa fazer para além de pedir educadamente aos pais para tentarem que os filhos façam menos barulho».

Zonas livres de crianças provavelmente não funcionariam

«Mesmo se existisse uma zona livre de crianças dentro do avião, acabaria por estar à mesma sentado dentro do mesmo espaço. Seria impossível fechar uma área por razões de segurança».

Possivelmente não seria justo

«Os pais não devem sentir-se de parte por terem uma criança. Aliás, por vezes os problemas e o barulho começam verdadeiramente com as pessoas que se sentem incomodadas, que podem tornar-se ainda mais inconvenientes.»

Por último, é preciso muita calma e paciência

«Todos temos de ser pacientes uns com os outros. Se um pai não consegue, quem conseguirá controlar os gritos de uma criança?»

«Os bebés choram – faz parte da vida. E, por vezes, não há mesmo nada a fazer. Sejam mais compreensivos com as mães e com pais».

Que nacionalidade tem um bebé que nasce a bordo de um avião?


Veja também:
Devemos bater palmas depois de uma aterragem?
11 factos inacreditáveis sobre o mundo da aviação