Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Festival Português vai promover tradições e cultura na Califórnia

Conheça todas as fotografias da viagem pela Highway 1, entre São Francisco e San Diego, clicando nas setas.
A viagem começou em São Francisco.
A cidade de São Francisco, na Califórnia.
O surfista português de ondas gigantes, João de Macedo, que viveu muitos anos em São Francisco, faz o surf check matinal.
O Teatro Granada foi renovado há mais de uma década e é um dos sítios mais incríveis em Santa Bárbara, com permanentes espetáculos ao vivo.
Deslumbrante mural em Venice Beach.
Prisão de Alcatraz em São Francisco.
Loja em Haight Ashbury, São Francisco.
Os arranha-céus fazem parte da história e da paisagem locais.
A famosa ponte Golden Gate em São Francisco.
A Highway1 é uma das mais míticas estradas norte-americanas.
Hobson's Choice bar em São Francisco.
Em LA, é possível estar a um palmo de Marylin Monroe.
Baixa da cidade de Los Angeles.
Santa Bárbara.
Estrela de Orson Welles.
Em Los Angeles é possível passar por dezenas de sósias de Elvis ou Michael Jackson.
Malibu é uma das mais famosas praias dos EUA. Com uma linha de costa de quarenta quilómetros, é aqui, num dos berços do surf californiano, que muitas celebridades têm as suas casas.
Skaters na cidade de San Diego.
Costa de San Diego.
Entre o asfalto e o mar, já foi cenário de filmes, séries de televisão e romances.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A primeira edição do Festival Português do Vale de São Joaquim, que decorre no sábado em Turlock, Califórnia, vai promover arte, gastronomia e tradições portuguesas numa das regiões dos Estados Unidos onde a diáspora tem maior influência.

O Portuguese Festival foi criado pela Carlos Vieira Foundation «para juntar a comunidade portuguesa e ensinar os outros sobre a cultura e como os portugueses contribuíram para a Califórnia e o vale central», disse à Lusa a presidente da fundação, Elaina Vieira.

A Portuguese Fraternal Society of America (PFSA) é a patrocinadora principal do evento, cujos lucros vão reverter para a iniciativa «Race for Autism», uma campanha permanente da fundação Carlos Vieira para ajudar famílias com filhos autistas a pagarem terapias e materiais didáticos.

A expetativa é atrair dez mil pessoas, o que tornará o Festival Português do Vale de São Joaquim no maior evento luso-americano da Califórnia e um dos mais maiores do país.

«Não há nada assim neste momento», confirmou Jerry Escobar, diretor de atividades fraternais da PFSA, sublinhando que a escala e abrangência são maiores que as festividades do Dia de Portugal na baía de São Francisco, em junho.

«Queremos espalhar a cultura portuguesa pela Califórnia», adiantou o responsável, sublinhando que a missão das duas organizações é semelhante e passa por incentivar que «as pessoas tenham orgulho de serem portuguesas» e se «envolvam com a cultura e a levem às gerações seguintes».

O grupo de comediantes The Portuguese Kids e a banda de rock Eratoxica são as principais atrações no alinhamento do festival, que inclui ainda o cantor Alcides Machado, os luso-canadianos StarLight e diversos ranchos folclóricos e bandas filarmónicas.

A intenção, disse Elaina Vieira, é ter «entretenimento diversificado» e incluir «diferentes aspetos tradicionais» da cultura portuguesa, incorporando explicações sobre o que se vai passando nos vários palcos do festival.

«Mesmo a geração mais nova de luso-americanos pode não estar familiarizada com as tradições e queremos trazê-las de volta, dar-lhes a conhecer as suas raízes e como estas tradições surgiram», referiu a responsável.

A exposição cultural, por exemplo, terá legendas explicativas em português e inglês, visto que a intenção é alcançar outras comunidades além dos portugueses do vale. «Não queremos que a cultura portuguesa seja perdida, em especial na Califórnia e no vale central, onde é tão proeminente», disse Elaina Vieira.

Haverá uma Parada Portuguesa, corrida de touros sem sangue e 60 marcas de produtos e serviços maioritariamente portugueses, incluindo uma zona de restauração com gastronomia e a loja de merchandising Shop Portuguese, criada pelos The Portuguese Kids.

Derrick DeMelo, um dos comediantes do trio luso-americano baseado em Massachussetts, disse à Lusa que o show de comédia vai ter um “alinhamento especial” e que serão apresentadas algumas das músicas de paródia mais populares do grupo, como “Portuguese And I know it”, “Luso style”, “Festas Song” e “Dez Pas Cinco”.

Turlock foi a cidade escolhida pela organização devido à grande dimensão da comunidade portuguesa, que constitui 7,4 por cento da população total. «Esperamos que este evento seja um grande sucesso», afirmou Elaina Vieira, referindo que a intenção é torná-lo num evento anual se tudo correr como previsto.

Jerry Escobar considerou que a fórmula é «perfeita» e permite trazer as velhas tradições para o presente, o que se encaixa no trabalho que a PFSA faz ao longo do ano. «O nosso intuito é envolver audiências mais jovens na cultura de Portugal, educar e inspirar», resumiu o responsável. A organização espera participantes de toda a Califórnia e também de outros Estados.

O Festival Português do Vale de São Joaquim decorre no sábado, 13 de abril, no espaço da Feira do Condado de Stanislaus, em Turlock.

Lusa

Califórnia: roadtrip pela Highway 1, de São Francisco a San Diego


Veja também:
Uma viagem de sonho pelos Parques Naturais dos EUA
A fórmula para visitar os Estados Unidos numa semana