Vá de férias com os mais pequenos e divirta-se em montanhas-russas, simuladores, carrosséis, auditórios e escorregas na Europa, na Ásia e na América. E reserve os bilhetes online para a conta não aumentar.

Texto de Redação Volta ao Mundo
Fotografias Direitos Reservados

1 – Efteling, Holanda

Fica em Tilburgo, a 40 minutos de Eindhoven. É um parque de diversões com área central e quatro «reinos» – Reino das Viagens, das Fadas, da Aventura e Alternativo. Existe há mais de 60 anos e atrai cerca de quatro milhões de visitantes por ano. Começou por ser apenas uma Floresta Encantada com personagens dos contos infantis, mas foi crescendo ao longo dos anos. Para além de atrações modernas em 3D, montanhas-russas e casas assombradas, tem também um teatro, um hotel, um parque com bungalows e um campo de golfe.
>> Preços a partir de 38 euros por pessoa.
>> Grátis para crianças até aos 3 anos.
>> efteling.com

2 – Islands of Adventure, EUA

Faz parte do Universal Orlando Resort, autêntica cidade de parques temáticos e hotéis da Universal Studios. É composto por seis «ilhas» temáticas, do mundo de super-heróis ao dos monstros e criaturas mágicas. Não faltam aventuras como a do castelo de Hogwarts ou a fuga de dinossauros esfomeados. O Islands of Adventure ficou em primeiro lugar no ranking dos melhores parques temáticos do mundo, feito pelo Travellers’ Choice TripAdvisor em 2015 e 2016. As ilhas são dedicadas aos super-heróis da Marvel, ao filme The Lost Continent, à banda desenhada (como o Popeye), ao Jurassic Park, às histórias infantis do Dr. Seuss e a Harry Potter – se for fã dos seus filmes, poderá provar aqui a famosa butterbeer (cerveja amanteigada). Montanhas-russas e elevadores em queda livre são as diversões mais requisitadas. As crianças têm opções em todas as ilhas.
>> Passe de um dia desde 101 euros por pessoa com acesso ao Universal Studios Florida e ao Universal’s Islands of Adventure.
>> universalorlando.com

3 – Ferrari Land, Espanha

O PortAventura fica a uma hora de Barcelona e é composto por três parques temáticos (PortAventura, Caribe Aquatic Park, Ferrari Land), três campos de golfe, cinco hotéis, centro de convenções e Beach Club com acesso direto à praia. É o segundo parque temático da Ferrari (o primeiro é em Abu Dhabi) e tem onze atrações, sendo a mais icónica o Red Force, o acelerador vertical mais alto e mais rápido da Europa (112 metros de altura, chegando aos 180 km/h em menos de cinco segundos). Tem oito simuladores, pista com 570 metros, reproduções de locais relevantes, como o Coliseu de Roma ou a sede da Ferrari, em Maranello. Os bilhetes para o Ferrari Land incluem a entrada no PortAventura.
>> Passe de um dia com acesso a Port Aventura e Ferrari Land: 57 euros; crianças: 50 euros.
>> portaventuraworld.com

4 – Legoland, Japão

Parque temático com dez mil figuras de lego perto de Nagoya. Tem mais de nove hectares e sete áreas distintas com representações de locais icónicos do Japão, todos feitos em lego. Foram necessárias mais de dez milhões de peças e cerca de 500 mil horas de trabalho. É um parque dedicado à família e em especial às crianças, que podem conduzir karts, andar de montanha-russa ou fazer uma viagem subaquática. Tem mais de 40 atrações e espetáculos.
>> Passe de um dia desde 36 euros (adultos); 26 euros (crianças dos 3 aos 12).
>> legoland.jp/en

5 – Europa Park, Alemanha

Fica a uma hora de carro do aeroporto que serve as cidades de Basileia, na Suíça, Friburgo, na Alemanha, e Mulhouse, em França, e a duas horas do aeroporto de Estugarda, na Alemanha. É o segundo parque temático mais visitado da Europa (5,5 milhões de visitantes/ano), possui 15 zonas temáticas que representam vários países da Europa. Também os Descobrimentos portugueses estão representados, através de uma réplica da nau Santa Maria. Há seis hotéis temáticos de quatro estrelas e um parque de campismo. São mais de cem atrações, de aquáticas a 14 montanhas-russas. E as crianças não ficam de fora, com mais de trinta opções para brincarem.
>> Crianças até aos 4 anos não pagam; dos 4 aos 11 pagam 44,50 euros; adultos, 52 euros.
>> europapark.de

6 – Disneyland Park, China

Foi inaugurado em junho de 2016 e faz parte do Shanghai Disney Resort, que inclui dois hotéis e um centro comercial. Fica numa área de 963 hectares, em Pudong, Xangai, na China, e é o terceiro maior resort da Disney em todo o mundo. Tem o castelo encantado mais alto de todos – com 60 metros de altura – e o primeiro jardim criado num parque da Disney, com mais de cem espécies de plantas diferentes. Há seis áreas temáticas e 47 atrações para todas as idades, que incluem montanhas-russas e o Rei Leão, primeiro espetáculo da Broadway em mandarim.
>> Passe de um dia desde 52 euros (adultos) e 39,50 euros (crianças).
>> shanghaidisneyresort.com

7 – Gardaland, Itália

Junto ao lago de Garda, a vinte quilómetros de Verona, é um dos parques temáticos mais visitados na Europa. Abriu em 1975 e foi comprado em 2006 pela Merlin Entertainments, empresa inglesa especializada na indústria do entretenimento. Tem por mascote um dragão verde de cabelo vermelho e orelhas amarelas (Prezzemolo, que significa salsa) e mais de trinta atrações. As áreas temáticas são dedicadas a Birmânia, Atlântida, Havai, Egito, Oriente, Faroeste, Medieval, Espacial, Fantástico/Cartoon e Europa do século passado. Tem seis montanhas-russas e 56 diversões para experimentar. Em 2015, abriu a primeira dive coaster (uma montanha-russa com quedas de pelo menos 90 graus) da Europa – a Black Hole –, que faz vários loops (voltas) de 360 graus.
>> Passe de época desde 50 euros para adultos (49 para crianças até aos 6 anos).
>> gardaland.it

8 – Tivoli Gardens, Dinamarca

Fica no centro de Copenhaga, a poucos minutos do Museu Nacional da Dinamarca e da câmara municipal. É o segundo parque de diversões em funcionamento mais antigo do mundo (1843). A arquitetura é exótica, com edifícios históricos e jardins exuberantes. À noite, milhares de luzes coloridas criam um ambiente de conto de fadas. As atrações foram desenhadas para se integrarem na natureza do parque e diversas flores dão cor aos jardins e às lagoas habitadas por cisnes. Soube modernizar-se e tem uma experiência de realidade virtual em que os passageiros da montanha-russa embarcam numa viagem pelo universo chinês, com dragões que cospem chamas e fogo-de-artifício. O Tivoli Gardens apresenta um teatro assente na mímica, palco ao ar livre, 38 restaurantes, concertos frequentes – da música clássica ao rock, passando pelo jazz. Entre os meses de abril e setembro, o parque recebe cerca de quatro milhões de visitantes.
>> Passe diário desde 47 euros (adultos, com entrada grátis de duas crianças até aos 7 anos).
>> tivoligardens.com

9 – Movie Animation Park Studios, Malásia

Em Perak, na Malásia, a duas horas de carro de Kuala Lumpur ou de Penang. Inaugurou em junho de 2017 e inspira-se em vários filmes de animação. Tem mais de 40 atrações distribuídas por seis áreas temáticas, uma das quais dedicada às personagens da Dream Works. Se gosta de adrenalina, prepare-se para 15 diversões emocionantes, que vão de uma torre de queda livre a uma nave espacial. As crianças também têm uma zona dedicada a elas, com carrosséis e locais para brincar. Em família, não deixe de ver os filmes em 4D ou de assistir a um dos muitos espetáculos ao vivo.
>> Passe de um dia desde 15 euros por pessoa (adultos e crianças).
>> mapsperak.com

10 – Ocean Park, China

Parque de mamíferos marinhos com oceanário e parque de diversões. É um dos maiores da Ásia, fica situado na zona sul de Hong Kong. Está dividido em duas partes por uma grande montanha: The Summit (Headland) e The Waterfront (Lowland). Para chegar a estas áreas, poderá optar pelo teleférico ou pelo funicular Ocean Express. O Ocean Park tem observatórios, aquários e exposições para visitar. As atrações principais são os quatro pandas-gigantes que vivem no local e dois raríssimos pandas-vermelhos. O Grande Aquário tem cerca de cinco mil peixes e perto de quatrocentas espécies marinhas. Se gosta de adrenalina, não perca as 13 atrações que vão de um comboio a grande velocidade até um elevador em queda livre.
>> Passe de um dia para crianças dos 3 aos 11 desde 27 euros; adultos desde 54 euros.
>> oceanpark.com.hk/en


Peça publicada na edição de abril de 2019 da revista Volta ao Mundo (número 294).


Veja também:
«Viajar pelo mundo é a melhor educação para as crianças»
As aventuras de uma roadtrip em família entre Portugal e Suíça

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.