Publicidade Continue a leitura a seguir

Este são os países menos visitados do mundo – não sabe o que perde

Veja quais os países menos visitados do mundo, clicando nas setas. [Fotografias: iStock]
Belize – 418 mil visitantes Este é o país menos explorado na América Central. Originalmente era um território Maia mas também foi ocupado por ingleses e escoceses. Conseguiu a sua independência total a 21 de setembro de 1981 e a língua oficial é o inglês. Aqui pode visitar a ilha de Ambergris Caye, a barreira de coral com mais de 300 quilómetros, as ruínas Maias de El Caracol, o santuário de vida selvagem de Cockscomb e o Blue Hole (Buraco Azul), descoberto por Jaques Costeau.
Brunei – 269 mil visitantes Este pequeno país na ilha de Bornéu é o lar de uma enorme floresta tropical, que inclui o Parque Nacional de Ulu Temburong. Aqui também encontra deslumbrantes obras de arquitetura islâmica, exemplo da Mesquita do Sultan Omar Ali Saifuddin. Em 2017, este território recebeu 269 mil visitantes, um aumento de 50 mil pessoas.
Kuwait – 203 mil visitantes Este território entre o Iraque e o Irão é hoje, um destino pacífico após a primeira Guerra do Golfo ter terminado. As principais atrações da nação são as grandes coleções de arte islâmicas, as famosas Torres Kuwait e o deslumbrante porto de Dhow.
Butão – 234 mil visitantes O número de turistas que este país asiático recebeu em 2017, 234 mil, foi um recorde a todos os níveis. Em 2012, só 14 mil pessoas visitaram este território. Os vales de Paro e Punaka têm campos verdejantes, rios de água cristalina e deslumbrantes cadeias montanhosas. O baixo número de visitantes pode derivar das dificuldades de acesso nesta região. Não é qualquer piloto que está qualificado para aterrar neste aeroporto.
Guiana Francesa – 199 visitantes O destino menos visitado na América do Sul, depois de Guiana e Suriname, é este território ultramarino francês. Na capital da nação, Cayenne, a cultura e a gastronomia francesa estão muito presentes mas também existe uma grande influência vietnamita e chinesa. Muitos dos edifícios originais ainda estão erguidos e é um local muito fotogénico.
Moldávia – 133 mil visitantes O país que faz fronteira com a Ucrânia e a Roménia, recebeu em 2017 cerca de 133 mil visitantes e é a terceira nação menos visitada na Europa. A Moldávia é um antigo território com influências soviéticas e não possui qualquer costa marítima. Na capital Chisinau pode encontrar uma fortaleza medieval, fortificações romanas e o Orheuil Vechi – uma escavação arqueológica que apresenta edifícios da Era Paleolítico.
Bangladesh – 125 mil visitantes Foi oficializado como nação em 1971 e é um dos países do mundo com maior densidade populacional. No entanto é um dos menos visitados – contou com 125 mil turistas em 2014. Os trilhos que percorrem as florestas, as visitas aos campos de chá e o mosteiro budista Viahara, Património Mundial distinguido pela UNESCO, são as principais atrações turísticas.
Timor-Leste – 86 mil visitantes Timor-Leste é o país menos visitado na Ásia mas é um pequeno paraíso. Na parte este da ilha predominam as barreiras de corais e no interior as belas cadeias montanhosas. É o local ideal para quem gosta de praticar snorkeling e percorrer mantos verdes. Existem diversos edifícios portugueses da era colonial e a caverna de Ile Kere Kere contêm pinturas com mais de 13 mil anos.
Anguila (Caraíbas) – 82 mil visitantes Escolher a ilha ideal para passar as suas férias nas Caraíbas, nem sempre é fácil. No entanto Anguila é uma excelente opção e com poucos visitantes anuais. Os acessos não são muito fáceis e não existem muitos voos diretos para este destino. A ilha recebe mais visitantes durante os meses de inverno mas não ultrapassam os 82 mil por ano.
São Marino – 79 mil visitantes Este já foi o país menos visitado na Europa mas 2017 foi muito generoso para São Marino. Este é um microestado montanhoso e recebeu 79 mil visitantes, um aumento de 19 mil turistas desde 2016. O centro histórico que data do século XIII, é uma das principais atrações desta nação, mas não só. O Monte Titano e a basílica neoclássica do século XIX, no topo, foram distinguidos pela UNESCO como Património Mundial, em 2008.
Liechtenstein – 77 mil visitantes Este é o país europeu que recebeu o menor número de visitantes em 2017, de acordo com a organização United Nations World Tourism Organisation (UNWTO). Mas apesar disso, existiu um aumento de 11 por cento no número de turistas desde 2016. Este território entre a Áustria e a Suíça, onde se fala alemão, tem um cenário montanhoso extraordinário e é ótimo para quem gosta de fazer de caminhadas ou escalada. A capital tem o mesmo nome do país, Liechtenstein, e há fantásticas galerias de arte.
Serra Leoa – 54 mil visitantes Esta nação africana recebeu 54 mil visitantes, em 2016. E mesmo não existindo dados referentes a 2017, é provável que o número de turistas tenha diminuído cerca de 30 por cento. É um destino com praias idílicas, vilas charmosas e habitantes amigáveis. E um local inesperado para os amantes de ciclismo – o West Africa Cycle Challenge parte de Serra Leoa e termina na Libéria.
Djibouti – 51 mil visitantes O país celebrou no ano passado os seus 40 anos de independência. É uma nação com uma enorme paixão pelo chá e onde a população feminina é muito maior do que a masculina. No entanto não é aconselhável ficar alojado muito perto da fronteira com a Eritreia.
Comores – 27 mil visitantes As ilhas que pertencem a esta nação estão situadas perto de Madagáscar e Moçambique. Têm uma paisagem vulcânica única e barreiras de corais quase inexploradas. Em 2016, apenas 27 mil turistas visitaram este país e os dialetos que aqui predominam são o comoran, o francês e o árabe.
Monserrate (Caraíbas) – 9 mil visitantes Sem dúvida, esta é a ilha menos visitada das Caraíbas. Monserrate é um dos 14 territórios ultramarinos sobre a soberania do Reino Unido. As grandes atrações são a prática de snorkeling, de mergulho e a fascinante tradição cultural na ilha. A melhor altura para explorar esta ilha é em março, quando os habitantes celebram o St Patrick's Day em homenagem à cultura e herança dos seus antepassados.
São Tomé e Príncipe – 8 mil visitantes Segundo os dados da OMT, São Tomé e Príncipe é o país menos visitado no continente africano. A nação constituída por duas ilhas distintas, separadas por cerca de 160 quilómetros, é um verdadeiro paraíso para os visitantes. Um dos poucos lugares do mundo onde ainda pode explorar um território quase selvagem.
Quiribati – 8 mil visitantes O território deste país estende-se ao longo da linha equatorial e é constituído por 33 atóis. Várias batalhas da Segunda Guerra Mundial foram travadas na costa marítima da capital – South Tarawa. Hoje, a nação está focada em atrair turistas e é um ótimo lugar para a prática de pesca e mergulho.
Tuvalu – 2 mil visitantes Este estado no sul do Pacífico é o país menos visitado no mundo. Não possui forças armadas, tem uma taxa de crime mínima e não existem quaisquer partidos políticos. Tem uma área pequena, cerca de 25 mil metros quadrados, e é o quarto território mais pequeno do mundo. A tradição local está muito viva mas não existe muito para fazer sem ser as atividades na praia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Viajar pode ser bastante desgastante se pretender visitar os principais destinos nas listas dos turistas. Mas muitos viajantes gostam de explorar países menos populares e com um menor número de visitantes. E há destinos deslumbrantes que continuam a ser uma autêntica descoberta.

Segundo o jornal britânico Telegraph, a Organização Mundial do Turismo – principal organização internacional nesta área -, divulgou o seu estudo anual, «Tourism Highligts», com dados estatísticos referentes a 2017. Nesta publicação é possível descobrir os países menos visitados do mundo. E, acredite ou não, até na Europa existem nações que são pouco desejadas pelos turistas.

A gastronomia é igualmente deliciosa e mais acessível, os areais têm mais espaço onde pode esticar a sua toalha e, claro, é mais fácil encontrar hotéis com bons preços. De pequena dimensão ou com nomes desconhecidos e estranhos para muitos, são destinos perfeitos para quem quer fugir às multidões.

Existem destinos no sul do Pacífico, no continente europeu, na Ásia e também em África. Descubra quais são os países menos visitados do mundo, e quais os europeus na lista, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R