Santorini é um dos locais ameaçados (Foto: Pixabay)

A organização Europa Nostra e o Instituto do Banco Europeu de Investimento divulgaram os sete monumentos e locais mais ameaçados da Europa em 2024.

A lista inclui a Igreja Ortodoxa Grega de São Geórgios, em Altinözü, e a Porta de Ferro de Antioquia, em Antakya, ambas na Turquia e ambas atingidas pelo violento sismo de 6 de fevereiro do ano passado.

Dela também faz parte a Sinagoga de Siena, em Itália, igualmente danificada devido a um terramoto e que já conta com projeto de recuperação aprovado.

Em Itália surge ainda na lista a Igreja de San Pietro, em Milão, “em rápida deterioração, com consequente perda de porções das pinturas do século XV”.

A Habitação Operária de Courées, em França, construída no século XIX para alojar operários do “coração vibrante da indústria têxtil” é outro dos monumentos em risco. Dele sobram apenas poucos exemplos ainda habitados em em bom estado, agora ameaçados devido a um novo plano de renovação urbana.

Também a Casa do Exército Popular Jugoslavo, na Sérvia, construído em 1962, que foi em tempos “um vibrante centro cultural e popular”, está agora a necessitar de obras de reabilitação, em particular no telhado.

Já as ilhas Cíclades, arquipélago na Grécia constituído por 220 ilhas e de que faz parte a popular Santorini, “estão em risco de perder o seu caráter excecional e autêntico à medida que o aumento da construção virada para o turismo ameaça ensombrar a sua atração inerente”.

Os sete locais são elegíveis para um apoio de 10 mil euros cada por parte do Banco Europeu de Investimento, estando agora aptos para receber apoio técnico da Europa Nostra e dos seus parceiros para os processos de reabilitação.

Saiba mais sobre estes locais aqui.

 

Partilhar