Foto: Pixabay

Os passageiros de navios de cruzeiro que desembarquem em Lisboa passam agora a pagar uma taxa turística.

A medida entrou em vigor na última segunda-feira e é aplicável a todos os operadores.

A taxa tem “um valor único” de dois euros, aplicado previamente na venda, independentemente de os passageiros ficarem a dormir mais do que uma noite nos navios.

No entanto, a Câmara de Lisboa não esclareceu se os turistas que compraram bilhetes antes de 1 de janeiro deste ano terão também de desembolsar o novo valor, que será cobrado apenas a maiores de 13 anos.

O município justificou que não dispõe de informação quanto ao número de pacotes turísticos vendidos.

Os passageiros de cruzeiros passaram a pagar a taxa na compra de viagens, incluída no pacote turístico, no primeiro dia deste ano, mas na altura a Administração do Porto de Lisboa (APL) explicou que havia questões técnicas a resolver.

Entre elas constam a adaptação dos sistemas informáticos e o facto de alguns pacotes para 2024 já terem sido vendidos.

Os operadores de cruzeiros, garante a APL, foram informados “com algum tempo de antecedência” para que pudessem introduzir nos seus tarifários o valor correspondente, pelo que os que não tiveram a oportunidade de refletir este custo no passageiro “terão de assumir o valor a pagar pela taxa”.

A taxa turística na cidade de Lisboa começou a ser aplicada em janeiro de 2016 sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local.

Inicialmente era de um euro por noite, mas em janeiro de 2019 aumentou para dois euros.

Partilhar