Publicidade Continue a leitura a seguir

10 dicas práticas para viajar com pouco dinheiro

Veja as fotografias e conheça estas dicas práticas, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. Se o hostel oferecer o pequeno-almoço, aproveite Mesmo que não se compare aos pequenos-almoços de hotel, é uma maneira de poupar dinheiro. E não se esqueça de fazer uma sandes para comer mais tarde.
2. Evite fazer refeições em restaurantes Normalmente, há zonas com mesas - e em muitos hostels há cozinha equipada -, por isso pode optar por comer em "casa". Se ficar num airbnb ou numa casa alugada, aí não tem mesmo desculpas. Se não quiser cozinhar, compre algo já feito - acredite que é bem mais barato do que comer num restaurante.
3. Se for fazer uma viagem por vários países da Europa, opte pelo bilhete de Interrail Sai mais barato do que comprar bilhetes de comboio ou avião individualmente.
4. Passe mais tempo em países mais baratos *Por exemplo, na Europa, há países onde é possível gastar menos (como a Polónia ou a Hungria), comparativamente com a Alemanha, a Áustria ou a Holanda. Pode sempre optar por visitar o Sudeste Asiático, onde o custo de vida é bem mais baixo.
5. Obtenha um cartão Monzo Com este cartão não precisa de levar dinheiro levantado e gastar dinheiro em taxas. Pode pagar tudo no estrangeiro com este cartão e não lhe será cobrado qualquer valor.
6. Faça passeios ao ar livre e aproveite a natureza Há sempre lugares próximos das grandes cidades para explorar.
7. Viaje na época baixa O verão é sinónimo de calor e bom tempo, mas também significa que os preços das acomodações e dos voos ficam mais altos. O mesmo acontece na altura do Natal e Passagem de Ano. Por isso, tente marcar a sua viagem para a primavera ou o outono (em que o tempo está ameno e os preços mais baixos).
8. Planeie a sua viagem com antecedência Saiba quando e onde ir, o que visitar, onde ficar alojado, quais as melhores atrações do lugar escolhido. Normalmente, quanto mais cedo reservar, mais baixos estão os preços.
9. Mantenha o espírito aberto e dê oportunidades a lugares que, à partida, não seriam uma opção. Escolha um destino barato e vá à descoberta.
10. Verifique quais as atrações gratuitas e visite-as Há muito para fazer e onde não é necessário pagar entrada ou bilhete. Pode bastar uma pesquisa ou uma conversa com os habitantes locais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quer fazer uma viagem, mas tem um orçamento apertado? Saiba que há formas de poupar durante as férias.

Laura Hampson, jornalista de viagens e colaboradora do jornal inglês Standard, sabe do que fala: «como escritora de viagens, tenho a sorte de ter ficado hospedada em lugares luxuosos, mas um dos melhores sítios onde já fiquei foi num hostel em Lagos, Portugal».

Laura explica que, apesar de muitos torcerem o nariz aos hostels, estes – quando bem escolhidos – são ótimos alojamentos. Além de serem práticos, conseguem reduzir consideravelmente o orçamento de uma viagem.

Conheça as dicas desta viajante, na fotogaleria acima.

Imagem destaque: iStock/D.R

Conheça as cidades na Europa mais baratas para viajar


Veja também:
15 city breaks na Europa para ir fugir aos principais destinos
Quer fugir aos destinos mais populares do mundo? Conheça as alternativas