Há destinos que parecem quase proibidos a quem pretende viajar em família, com crianças. Marraquexe não é um deles. Definitivamente. A Little Travellers Family que o diga.
A histórica cidade marroquina foi a escolhida para a mais recente aventura de Ricardo, Slobodanka e dos seus filhos pequenos, Sara, de cinco anos, e Filip, de três E o balanço não poderia ser mais positivo.
“Foi a nossa primeira viagem em conjunto a África. É um continente que exige sempre mais precauções e envolve, até, algum preconceito. Mas Marrocos, e em particular Marraquexe, não é nada disso”, garantem.
“Porque é perto, porque é muito seguro e porque possibilita uma enorme variedade de ofertas para as crianças, desde a cultura à gastronomia, passando pelas compras nos souks, entre tantas outras coisas”, acrescentam Ricardo e Slobodanka. Em resumo, “um conjunto de experiências inesquecíveis para eles” que concluiu na prática descomplicar o que é deslocar-se para fora do país, ainda por cima para onde tudo é tão diferente, com filhos menores.
De facto, o programa da Little Travellers em Marraquexe foi preenchido com múltiplos passeios que permitiram conhecer a cidade de lés a lés, sem deixar escapar qualquer dos seus inúmeros pontos de interesse.
“Marrocos é o país ideal para as famílias entrarem em África. Ao contrário do que normalmente é referido, trata-se de um Mundo ocidentalizado que junta a isso tudo o resto: a magia própria que lhe está enraizada”, refere o casal. E, para facilitar ainda mais as coisas, fica a pouco mais de uma hora de viagem de avião desde Lisboa.
Atividades para os pequenotes não faltaram nesta viagem da Little Travellers Family. Sara e Filip puderam brincar e trabalhar com barro numa oficina local das mais especializadas de Marraquexe, tendo a oportunidade de moldar com as próprias mãos autênticas obras de arte em olaria.
Também não apenas provaram a gastronomia local como a confecionaram eles próprios, numa oficina de cozinha em que foram reis e senhores à volta dos ingredientes típicos marroquinos, sob orientação atenta e divertida de uma chef que os foi orientando.
“Ambos os programas foram a forma ideal de aprenderem a cultura marroquina através de atividades divertidas”, sublinham Ricardo e Slobodanka.
Também houve jardins e palácios infinitos de beleza explorados ao detalhe. E uma viagem de balão de ar quente que promete ficar na memória pela sua singularidade única, a de ver do ar as montanhas do Atlas guardarem aquelas imensas planícies de quando em vez polvilhadas por pequenos oásis ao redor de Marraquexe.
Ponto de destaque foi também a visita ao deserto de Agafay, onde a Little Travellers Family pôde experimentar, além de dormir naquela paisagem única que mistura silêncio e infinito em doses certas, andar de camelo e provar o melhor da comida ali propositadamente preparada, desde o pão tradicional aos pratos mais comuns.
“Agafay é um ponto à parte, tão mágico é poder vivenciar de perto esse pedaço mágico onde é possível assistir à dança das estrelas no céu, com grandes fogueiras a aquecer a noite e acompanhados por pessoas do deserto devidamente vestidas com os seus trajes coloridos”, aponta o casal. “Muito tranquilo e seguro”, não esquecem de reforçar Ricardo e Slobodanka.
Os sorrisos constantes de Sara e Filip ajudam a comprovar a certeza dos pais: a de que Marraquexe e Agafay foram a escolha perfeita para lhes dar a conhecer aquela que é a porta de entrada numa África repleta de segredos bons para explorar. Em família e em segurança. Sempre.
A Volta ao Mundo viajou acompanhada da Little Travelers Family, a convite da agência de viagens Total Fun e do Turismo de Marrocos, com o apoio do recetivo local Iktichaf Travel.
GUIA DE VIAGEM
ONDE FICAR
Kenzi Menara Palace
Inara Desert Camp, Agafay
ONDE COMER
La Rôtisserie de La Paix
Safran by Koya
Palais Chahramane
Dar Cherifa
Comptoir Darna
O QUE FAZER
Workshop de cerâmica: Lamsaty Handmade
Voo de Balão de Ar Quente: Marrakech Dream Balloning
Workshop Culinária: Dar Cherifa
Passeio de Camelo em Agafay
Quadbike em Agafay
ONDE RESERVAR
Total Fun