Foto: Little Travellers Family

Há destinos que parecem quase proibidos a quem pretende viajar em família, com crianças. Marraquexe não é um deles. Definitivamente. A Little Travellers Family que o diga.

A histórica cidade marroquina foi a escolhida para a mais recente aventura de Ricardo, Slobodanka e dos seus filhos pequenos, Sara, de cinco anos, e Filip, de três E o balanço não poderia ser mais positivo.

“Foi a nossa primeira viagem em conjunto a África. É um continente que exige sempre mais precauções e envolve, até, algum preconceito. Mas Marrocos, e em particular Marraquexe, não é nada disso”, garantem.

“Porque é perto, porque é muito seguro e porque possibilita uma enorme variedade de ofertas para as crianças, desde a cultura à gastronomia, passando pelas compras nos souks, entre tantas outras coisas”, acrescentam Ricardo e Slobodanka. Em resumo, “um conjunto de experiências inesquecíveis para eles” que concluiu na prática descomplicar o que é deslocar-se para fora do país, ainda por cima para onde tudo é tão diferente, com filhos menores.

Foto: Little Travellers Family

De facto, o programa da Little Travellers em Marraquexe foi preenchido com múltiplos passeios que permitiram conhecer a cidade de lés a lés, sem deixar escapar qualquer dos seus inúmeros pontos de interesse.

“Marrocos é o país ideal para as famílias entrarem em África. Ao contrário do que normalmente é referido, trata-se de um Mundo ocidentalizado que junta a isso tudo o resto: a magia própria que lhe está enraizada”, refere o casal. E, para facilitar ainda mais as coisas, fica a pouco mais de uma hora de viagem de avião desde Lisboa.

Atividades para os pequenotes não faltaram nesta viagem da Little Travellers Family. Sara e Filip puderam brincar e trabalhar com barro numa oficina local das mais especializadas de Marraquexe, tendo a oportunidade de moldar com as próprias mãos autênticas obras de arte em olaria.

Foto: Little Travellers Family

Também não apenas provaram a gastronomia local como a confecionaram eles próprios, numa oficina de cozinha em que foram reis e senhores à volta dos ingredientes típicos marroquinos, sob orientação atenta e divertida de uma chef que os foi orientando.

“Ambos os programas foram a forma ideal de aprenderem a cultura marroquina através de atividades divertidas”, sublinham Ricardo e Slobodanka.

Foto: Little Travellers Family

Também houve jardins e palácios infinitos de beleza explorados ao detalhe. E uma viagem de balão de ar quente que promete ficar na memória pela sua singularidade única, a de ver do ar as montanhas do Atlas guardarem aquelas imensas planícies de quando em vez polvilhadas por pequenos oásis ao redor de Marraquexe.

Ponto de destaque foi também a visita ao deserto de Agafay, onde a Little Travellers Family pôde experimentar, além de dormir naquela paisagem única que mistura silêncio e infinito em doses certas, andar de camelo e provar o melhor da comida ali propositadamente preparada, desde o pão tradicional aos pratos mais comuns.

Foto: Little Travellers Family

“Agafay é um ponto à parte, tão mágico é poder vivenciar de perto esse pedaço mágico onde é possível assistir à dança das estrelas no céu, com grandes fogueiras a aquecer a noite e acompanhados por pessoas do deserto devidamente vestidas com os seus trajes coloridos”, aponta o casal. “Muito tranquilo e seguro”, não esquecem de reforçar Ricardo e Slobodanka.

Os sorrisos constantes de Sara e Filip ajudam a comprovar a certeza dos pais: a de que Marraquexe e Agafay foram a escolha perfeita para lhes dar a conhecer aquela que é a porta de entrada numa África repleta de segredos bons para explorar. Em família e em segurança. Sempre.

GUIA DE VIAGEM

ONDE FICAR

Kenzi Menara Palace
Inara Desert Camp, Agafay

ONDE COMER

La Rôtisserie de La Paix
Safran by Koya
Palais Chahramane
Dar Cherifa
Comptoir Darna

O QUE FAZER

Workshop de cerâmica: Lamsaty Handmade
Voo de Balão de Ar Quente: Marrakech Dream Balloning
Workshop Culinária: Dar Cherifa
Passeio de Camelo em Agafay
Quadbike em Agafay

ONDE RESERVAR
Total Fun

Partilhar