Foto: Flickr

Albufeira lançou uma estratégia de desenvolvimento turístico até 2030 com a ambição de se consolidar como o melhor destino de sol e mar de Portugal.

“O objetivo é obviamente melhorar o destino turístico que é Albufeira, inserido no Algarve, mas também melhorar e diversificar a oferta ao turista e também diversificar a origem dos turistas, com novos mercados e novas potencialidades”, resumiu o presidente da Câmara de Albufeira, José Carlos Rolo.

A Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas 2030 é considerada uma resposta aos desafios atuais. “Não se pretende que a estratégia seja imposta, mas sim que seja implementada em parceria com todos os atores”, explicou o autarca.

Para a implementar, foram definidas seis áreas de intervenção, onde se incluem 40 ações, alinhadas e priorizadas à luz dos objetivos estratégicos definidos.

Estão calendarizadas com o horizonte temporal 2030 em áreas como a gestão do destino, a oferta turística, os recursos humanos ou a promoção turística.

“O importante é que consigamos implementar o nosso plano de ação e que este documento não seja mais um que fica na gaveta”, realçou José Carlos Rolo.

Diminuir a taxa de sazonalidade das dormidas, aumentar a quota de dormidas dos mercados estratégicos, atingir uma taxa de satisfação dos turistas de 90%, ou garantir que 75% dos residentes reconheçam que os benefícios do turismo superam os impactos negativos são alguns dos objetivos.

Por outro lado, uma nova forma de comunicação vai tentar reforçar a presença de Albufeira nos diversos canais digitais, “numa lógica de conteúdos otimizados e alinhados em consonância com as diversas plataformas”.

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