Publicidade Continue a leitura a seguir

Estes destinos estão a ser destruídos pelos turistas

Conheça 13 destinos que estão a ser destruídos pelos turistas nas imagens seguintes.
1. Veneza, Itália Cidade das pontes e repleta de segredos, Veneza é também um local de multidões. Milhares de turistas pisam, diariamente, as muitas pontes que atravessam os canais e enchem os principais locais. A tensão entre os moradores e os visitantes perdura há anos. Para combater esta sobrelotação – que tem vindo a ser cada vez maior – o governo local aprovou uma série de medidas - como o controlo da abertura de novos hotéis - que têm como objetivo proteger a cidade do turismo insustentável, tornando-a mais confortável para os visitantes e moradores.
2. Dubrovnik, Croácia A Croácia tem estado na moda nos últimos ano. Dubrovnik talvez tenha ganho ainda mais popularidade devido à série «Game of Thrones» da HBO. A cidade costeira que é frequentemente vista na série não tem conseguido lidar com aumento recente de turistas. Em agosto de 2017, o prefeito de Dubrovnik anunciou planos para reduzir o número máximo de turistas permitidos na cidade por dia, passando de de 8 mil para 4 mil nos próximos dois anos.
3. Reiquejavique, Islândia Outro dos países que todos querem visitar é a Islândia. Reiquejavique tornou-se um destino popular de férias. Em 2015, 1,26 milhões de pessoas visitaram a Islândia, em comparação com a população do país nesse ano, que era de aproximadamente 330 mil habitantes. Há quem já compare o país com a Disneyland. Embora o turismo tenha dado à economia o impulso necessário após a recessão o aumento é uma má notícia para a infra-estrutura local (há construção em todos os lugares) e para o custo de vida (os preços subiram ainda mais nos últimos anos).
4. Cozumel, México Cozumel é uma bela ilha cercada pelo Mar do Caribe. É também o segundo destino de cruzeiros mais popular do mundo, de acordo com a BBC. Os recifes de corais cercam a ilha, mas nos últimos tempos grandes quantidades de corais foram destruídas por barcos e mergulhadores. Os recifes restantes estão também a ser danificados pela poluição de barcos pesados.
5. Barcelona, Espanha Os moradores locais em Barcelona não estão preocupados com o seu cada vez maior ódio pelos turistas. No início deste ano, um protesto contra o turismo tornou-se violento quando os manifestantes atacaram um autocarro de turistas e um hotel. As atrações populares mudaram as suas regras como resultado da atividade turística - por exemplo, o mercado La Boqueria proibiu a entrada de grupos de turistas com mais de 15 pessoas, conta o The Telegraph.
6. Nova Iorque, EUA A cidade de Nova Iorque é um destino popular de férias há vários anos. O New York Times informou no início de 2017 que a cidade tem atualmente cerca de 113 mil quartos de hotel, embora a previsão seja que aumente para 137 mil até 2019. Os moradores locais dizem que os turistas tomam conta da cidade, prejudicando o dia-a-dia de quem lá vive.
7. Machu Picchu, Peru A antiga cidade inca de Machu Picchu atrai milhares de visitantes por dia - muito mais do que o limite de 2500 estabelecido pelo Peru e pela UNESCO, em 2011. No entanto, esse enorme afluxo de turistas está a por o lugar perigo, causando danos irreparáveis. Há planos para que seja obrigatório contratar um guia e seguir apenas os caminhos específicos.
8. Santorini, Grécia Santorini é uma pequena ilha junto à costa da Grécia, embora esteja muitas vezes repleta de turistas durante o verão. A ilha impôs um limite aos visitantes dos cruzeiros - apenas 8 mil por dia podem entrar em Santorini. A ilha tem uma população de 15 mil pessoas, tendo sido visitada por 790 mil turistas em 2015.
9. Roma, Itália Roma é uma bela cidade repleta de ruínas antigas, mas muitos turistas não conseguem respeitar a sua história. Por exemplo, em agosto de 2017, um turista do Equador decidiu escrever os nomes da sua família no Coliseu. Claro que levou uma multa de 23 mil euros por vandalizar o anfiteatro com mais de 2 mil anos de história.
10. Praga, República Checa Praga é uma cidade muito popular entre os turistas que procuram festa, por causa dos bares animados e álcool barato. Os turistas barulhentos ficavam tão fora de controlo, que as autoridades locais tiveram de intervir e impor um limite de barulho na rua a partir das 22h.
11. Amesterdão, Holanda Muitas cidades históricas da Europa estão a ser destruídas pelos seus visitantes e Amesterdão é uma delas. Os sites de aluguer de férias, como o Airbnb, tiveram efeitos negativos na cidade, de acordo com Van der Avert, diretor-executivo de Marketing de Amesterdão. «Os alugueres de casas assumiram o distrito do canal da cidade», afirmou. Em resposta a este aumento de turismo, a cidade colocou restrições nos Airbnbs para que uma reserva não possa ter mais de quatro pessoas de cada vez e não possam alugar apartamentos durante mais de 60 dias por ano.
12. Big Major Cay Island, Bahamas Os adoráveis ​​porcos da Big Major Cay Island estão a morrer em grande número, porque os turistas insistem em alimentá-los na praia, fazendo com que eles ingiram muita areia. O fato de turistas lhes darem regularmente cerveja e rum, tentarem subir para cima deles e tirar fotografias agarrados a eles não ajuda. Os proprietários dos porcos estão a tentar implementar medidas juntamente com o governo para que o problema se resolva.
13. Cuba De acordo com o New York Times, um número recorde de 3,5 milhões de visitantes em 2016 resultou na falta de comida para os habitantes locais, que também não conseguem pagar muitos dos alimentos básicos - os preços aumentaram devido à grande procura por parte dos hotéis. O governo cubano já impôs limites de preços às necessidades básicas para mantê-las acessíveis aos moradores locais.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Não é surpresa que os habitantes de algumas cidades se sentem frustrados com o número de turistas que invade o lugar onde vivem.

Existe quem não se saiba comportar quando está no estrangeiro, não facilitando a vida a quem pretende estar descansado em casa, sem grandes confusões.

Barulho, lixo, monumentos vandalizados – são muitos os comportamentos abusivos que os turistas insistem em ter, desrespeitando a cultura e regras básicas da boa educação de cada país.

Conheça alguns destinos que estão a ser destruídos pelos turistas, na fotogaleria acima.

Imagem de destaque: iStock/D.R