Quando as fronteiras abrirem, estaremos prontos para voltar a correr mundo. E queremos começar mesmo aqui ao lado, no norte de Espanha. Este é um roteiro pelo País Basco e pelas Astúrias, com um pequeno desvio a Biarritz, com 25 sugestões de locais a visitar, onde comer e o que fazer por lá.

Fotografias e texto de Fernando Marques

Para esta viagem pelo norte de Espanha, em jeito de roadtrip, a aventura pode começar logo em Portugal (860 quilómetros desde Lisboa, 710 desde o Porto), mas aconselha-se voar até à capital do País Basco e aí alugar carro. O voo para Bilbau em a duração de 01h50m. Na cidade, é obrigatório ir ao Casco Viejo e comer uns pinchos. Na Plaza Nueva, por exemplo, a escolha recaiu sobre o La Olla, que tem um pincho especial de pimento, bacalhau e molho pil-pil, típico da região. Outra visita obrigatória na cidade é o museu Guggenheim – a entrada custa 17 euros mas vale sempre a pena. Para ter uma boa perspetiva sobre a cidade há que subir o funicular de Artxanda, que leva ao ponto mais alto da cidade, onde há um jardim com um miradouro – fica por 3,60 euros.

Para descansar das caminhadas há o Txacoli Simon, onde se pode beber justamente um Txacoli (vinho branco leve típico da região) – 1,80 euros o copo. Em Bilbau, durante a semana, e ao contrário de outras cidades espanholas, a restauração fecha cedo. Às 23h já está quase tudo fechado. Para jantar sugere-se o Rio-Oja, misto entre restaurante e cervejaria que existe desde 1959 e sobreviveu às cheias de 1983 – a partir de 12 euros.

Leia a reportagem completa na Volta ao Mundo de abril, já nas bancas e no quiosque digital. Saiba como subscrever aqui.


Reportagem publicada originalmente na edição de abril de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 306.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.