Receitas do Mundo

Macarrons
França

Chocolate, framboesa, morango, maracujá, pistachio, baunilha, café – há macarons para todos os paladares. E, felizmente, hoje a oferta está diversificada e ao alcance de todos. Este doce icónico nasceu em Itália e foi levado para França no século XVI. No início do século XX, Pierre Desfontaines, neto de Louis Ernest Ladurée, decidiu unir dois macarons e recheá-los com ganache de chocolate – e assim, a Ladurée, a fábrica de macarons mais famosa do mundo, concebeu o macaron moderno, que se transformou num símbolo gourmet da capital francesa, Paris.

Hoje, os macarons, alem de símbolo de sofisticação e exclusividade, estão no topo da lista do pecado da gula. Siga a receita e prepare estes bolos para toda a família (os mais novos vão adorar!). RA

Ingredientes
Corante (à sua escolha), farinha de amêndoa (uma chávena), sal, açúcar refinado e de confeiteiro (1/4 de chávena), 3 claras de ovo.

Preparação
Comece por bater as claras e, quando estiverem espumosas, adicione o açúcar refinado e o corante e volte a bater a mistura. Noutro recipiente misture o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas e adicione à mistura das claras. Coloque o preparado num saco de pasteleiro e faça bolas pequenas com a mistura num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixe repousar durante cerca de 20 minutos (para que os macarons fiquem crocantes) e, depois, ponha o tabuleiro no forno a 180 graus durante cerca de 20 minutos. De seguida, recheie com creme (de chocolate, por exemplo).

Artigo completo publicado na Volta ao Mundo de maio. Clique aqui para saber mais informações sobre a assinatura da revista.


Artigo publicado originalmente na edição de maio de 2020 da revista Volta ao Mundo, número 307.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.