Na vila piscatória a menos de uma hora de Lisboa ainda se saboreia o lado calmo da vida. A Ericeira tem novidades e prova que é mais do que zona balnear e refúgio do surf. Sempre com o mar a espreitar, e em cima da mesa, com o peixe e marisco frescos da costa.

Texto de Nuno Cardoso
Fotografia de Carlos Manuel Martins/GI


Reportagem publicada na edição de fevereiro de 2019 da revista Volta ao Mundo (número 292).

A homenagem ao mar está explícita em todos os cantos. Nos pormenores náuticos que decoram os 35 apartamentos, nas tonalidades azuladas e esverdeadas dos mesmos e até no enorme caranguejo que Bordalo II criou de propósito para uma das fachadas do You And The Sea. Em retribuição, o mar serve de companhia constante ao novo hotel de quatro estrelas da Ericeira, onde todos os apartamentos – de T0 a T5 – têm terraço e vista privilegiada para um horizonte azul a perder de vista.

E não poderia ser de outra forma. Nesta vila piscatória da zona oeste, também um santuário do surf, o ritmo das ondas serve de compasso para o quotidiano e o mar dita o que se serve na mesa. «Aqui há uma boa atmosfera, um mar lindo, boa comida», explica Margarida Almeida, fundadora da Amazing Evolution, especialista na reabilitação de ativos insolventes. «A Ericeira é uma ode às coisas simples da vida e um sítio onde alguém se consegue encontrar consigo próprio», acrescenta.

A decoração é contemporânea, sem ser pretensiosa, e a sustentabilidade ambiental está presente de várias formas. Seja no kit de higiene biodegradável ou nas cabeceiras das camas, feitas de materiais reutilizados como pinho e nogueira. A chegada é sempre brindada com uma bebida de boas-vindas na zona de restaurante e bar, o Jangada. Um espaço com muita luz natural de dia e acolhedor à noite, a meia-luz. A lareira acesa e a piscina aquecida na sala ao lado compõem a moldura. E o mar, claro, sempre à espreita.

É uma experiência que fica completa com as propostas do chef Nuno Bandeira de Lima, que criou uma carta variada e com o toque de irreverência que já mostra no restaurante Infame, no Intendente. Prova disso é o arroz com camarão-tigre, vieiras e ovas de ouriço-do-mar, este último um produto popular na vila e protagonista de um festival anual. Outro exemplo reside nos secretos de porco com arroz de berbigão e pipoca (pele desidratada e frita) de porco. As doses são generosas, assim como o leque de atividades do You And The Sea: sauna, banho turco, ginásio e sala de videojogos, as massagens partem dos 25 euros e alugam-se bicicletas.

Vila piscatória da zona oeste, a Ericeira é também um santuário do surf, sendo a única Reserva Mundial do Surf da Europa desde 2011.

Um clássico e uma novidade à mesa

Está a pouco mais de meia hora de carro de Lisboa, mas ainda consegue manter o seu espírito de vila – seja com o saco de pão fresco que é deixado à porta de alguém ou com um grupo de idosos reunidos num terraço a jogar às cartas. Mas se é de tradição que se faz esta vila cheia de casas brancas, o seu percurso também se faz de novidades. E na gastronomia ambas caminham lado a lado.

O peixe e o marisco fresco da sua costa fazem que não seja difícil encontrar uma boa marisqueira na Ericeira – e há várias. O Restaurante Sul, aberto há uma década, é um dos clássicos. Está inserido no Parque de Santa Marta, onde existe um parque de diversões para os mais novos, e está quase colado ao mar, junto a um miradouro onde é impossível não registar com a máquina as ondas a bater nas rochas.

O ritmo das ondas serve de compasso para o quotidiano da Ericeira e o mar dita o que se serve na mesa.

Cherne, dourada, robalo, linguado, sargo e raia são alguns dos peixes mais pescados na zona. Mas também o tamboril, que protagoniza uma das cataplanas mais pedidas no restaurante familiar. A sopa rica do mar também é conhecida – leva tamboril, lagosta, amêijoa e camarão –, assim como a sua mousse de arroz-doce com bolacha de canela, uma espécie de arroz-doce desconstruído, mais leve. Sabores para provar no interior do restaurante, ao som de jazz, ou na esplanada, agora coberta para acolher os dias mais frios.


Os pastéis mais conhecidos da zona

«Não há segredo nenhum, só amor», ri-se Francisco Duarte. Aos 28 anos, tem motivos para sorrir. Não só O Pãozinho das Marias é uma das pastelarias de referências do concelho de Mafra como os seus pastéis de nata já são famosos.

O cheiro sente-se logo na rua, à entrada. «A massa folhada é mais seca, mais crocante, tem menos gordura e é um pouco mais salgada. O recheio é aveludado e feito com casca de limão», conta o jovem. Antes de se aventurar nos bolos, Francisco começou como padeiro, ou não fosse ele neto de Fernando Firmino, pioneiro na história do pão de Mafra. Todos os dias, há pão fresco n’O Pãozinho das Marias: centeio, milho, alfarroba, cereais ou passas e nozes. O bolo de banana, sem açúcar e sem glúten, também está sempre a sair, assim como o bolo-rei, cuja massa fermenta durante 24 horas.

Um percurso de esforço que lhe valeu o prémio de Melhor Pastel de Natal 2017 durante o festival Peixe em Lisboa e a abertura de um segundo espaço na vila da Ericeira, há três anos. Os números não mentem: num só dia, já chegaram a vender oito mil pastéis de nata.


Perto dali, e a dois passos da praça principal da Ericeira que acolhe por estes dias o Mercado de Natal, o peixe fresco também é rei e senhor, como mostra a montra junto ao balcão do Miyabi Sushi by Rodrigo Mattos. Ao longo dos últimos anos, este sushiman foi fidelizando o seu público, em passagens por restaurantes japoneses na Foz do Lizandro e na Malveira. «Muitos clientes seguem-me por onde passo. Agora chegou a altura de abrir o meu próprio espaço», explica Mattos, enquanto corta, com precisão, salmão para um sashimi.

A estrela da casa é o menu all you can eat. Além de miso e guiozas, inclui vários tipos de sushi à descrição, como gunkan, hossomaki, niguiri, uramaki ou sashimi. A base para as combinações são salmão, atum e peixes brancos da época e da zona, como cantoril e samonete. Depois, a imaginação é o limite. As propostas mais doces incluem manteiga de amendoim e canela ou banana e algas. «No sushi, os portugueses gostam de arriscar», remata Rodrigo Mattos.

Marcar golo no mundo dos vinhos

Arriscar é também uma palavra-chave na vida de André Manz. O húngaro veio para Portugal para defender bolas na baliza do Estoril Praia, há 30 anos, mas uma lesão levou-o a deixar o futebol – e a redescobrir-se. Do relvado para as vinhas.

Quando decidiu mudar-se com a família para a pacata vila de Cheleiros, a 15 minutos de carro da Ericeira, há 18 anos, estava longe de imaginar que iria dar que falar por razões vínicas. Sempre foi um amante de vinho e começou a produzir para consumo interno, até ao dia em que especialistas lhe disseram que no seu terreno estava a casta branca jampal, que não existe em mais local do país.

A Ericeira está a 35 quilómetros de Lisboa, 18 de Sintra e 8 de Mafra. Tem cerca de 10 mil habitantes.

Daí à comercialização foi um passo. Hoje, a Manzwine tem onze referências: além do já referido branco, tem rosé, tintos (todos blend), uma produção do Douro, outra em Setúbal, e um novo espumante, lançado neste mês. Um negócio que não para de crescer: neste ano, produziram-se 300 mil litros de vinho, em 2017 foram 80 mil.

As visitas guiadas, de hora e meia, fazem-se pelo museu-loja que conta a história de Manz e que aborda a ligação de Cheleiros ao vinho, pela adega e pelo laboratório e termina com uma degustação, acompanhada de queijos e, claro está, pão de Mafra. O que é nacional é bom, diz a sabedoria popular. O que é local, já se sabe, também.


Guia da Ericeira

Ficar

You And The Sea
RUA DAS SILVAS
GPS: 38.9541, -9.4133
Tel.: 213471013
Web: YOUANDTHESEA.PT
T0 para dois desde 120 euros por noite (inclui pequeno-almoço)

Comer

Jangada
RUA DAS SILVAS
GPS: 38.9541, -9.4133
Tel.: 213471013
Web: YOUANDTHESEA.PT
Das 12h00 às 22h30; sexta e sábado, até às 23h00. Não encerra.
Preço médio: 20 euros.

Restaurante Sul
PARQUE DE SANTA MARTA
GPS: 38.9614, -9.4188
Tel.: 261864478
Web: RESTAURANTESUL.COM
Das 12h00 às 00h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 25 euros

Miyabi Sushi by Rodrigo Mattos
RUA DR. MIGUEL BOMBARDA, 1
Tel.: 926611977
Web: FACEBOOK MIYABI SUSHI
Das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 23h00. Encerra à segunda.
Preço médio: 25 euros

O Pãozinho das Marias
RUA FLORÊNCIO GRANATE, 10
Tel.: 261865740
Web: FACEBOOK.COM/OPAOZINHODASMARIAS
Das 08h00 às 20h00. Não encerra
Preço: pastéis de nata, 1,10/un.; pão de Mafra, 1 euro; tostas, 3,50 euros.

Visitar

Manzwine
RUA DO ESPÍRITO SANTO, 2, CHELEIROS
Tel.: 219279468
Web: MANZWINE.COM
Das 09h00 às 18h00; sexta e sábado, das 10h00 às 19h00; domingo, até às 18h00. Encerra à segunda.
Preço: visitas desde seis euros; garrafas de vinho desde 5 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.