Promover o turismo cultural é o objetivo de um festival de arte contemporânea que une Lisboa e a cidade francesa de Sète, em setembro e outubro.
“Reunir culturas de diferentes partes do Mundo” e, por essa via, enriquecer as mentes, criar laços e fazer fluir ideias é o objetivo do Festival Internacional de Arte Contemporânea Sète Lisboa 2024, que decorrerá na cidade francesa de 9 a 14 de setembro e na capital portuguesa de 15 a 19 de outubro.
O certame conta com exposições e eventos em espaços icónicos de Lisboa, como o Convento dos Capuchos, a Casa do Comum Centro Cultural do Bairro Alto, os Jardins da Gulbenkian, a Galeria Rui Freire, o MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, a Galeria Ojo e a Galeria Salto. Trata-se de dar oportunidade a artistas de apresentarem internacionalmente o seu trabalho e ao público de explorar temáticas contemporâneas através da arte.
Pedro Barateiro, Inês Barros, Sara Bichão, Pedro Cabrita Reis, Vasco Costa, Julien Fargetton, Pauline Guerrier, Manuela Marques, Felipe Oliveira Baptista e Márcio Vilela são os artistas portugueses convidados.
Do lado francês apresentam-se Mathieu Kleyebe Abonnenc, André Cervera, Elisa Fantozzi, Agnès Fornells, Damien Fragnon, Vir Andres, Île/Mer/Froid é o corpo comum que reúne Hugo Lemaire e Boris Geoffroy, Sam Krack, Raphaël Kuntz, Zoé Lakhnati, Les Crafties junta Jeanne Martin-Taton e Marie-Marie Vergne, Marion Mounic e Éléna Salah.
“O Festival Sète Lisboa representa muito mais do que um evento artístico. É um verdadeiro espaço de diálogo e de partilha entre linguagens e técnicas presentes na visão destes artistas”, explica Maxime Morin, da Atout France, a Agência de Desenvolvimento Turístico daquele país, que apoia o festival.
“Este evento visa criar um movimento de expressão contemporânea que, entre as cidades de Sète e Lisboa, ligue 20 galerias e espaços públicos que espelham a visão de 20 artistas, manifestando a sua diversidade cultural”, acrescentou.
Para a Atout France, o Festival Sète Lisboa 2024 representa um passo significativo na consolidação das relações culturais franco-portuguesas e no fortalecimento dos laços entre as comunidades artísticas dos dois países.
O evento é organizado pela SLA, Sète Los Angeles, associação sem fins lucrativos que organiza este festival bienal. Depois de um festival dividido entre Sète e Los Angeles, EUA, em 2019, a SLA promoveu um evento em Sète e Palermo, Itália, em 2022.