Ir a banhos nas Aldeias de Xisto

Seis praias fluviais das Aldeias do Xisto receberam o galardão Bandeira Azul. Uma boa opção para as férias, porque nem só de mar se faz o verão.

Praia fluvial do Malhadal
Praia fluvial do Malhadal
Direitos Reservados 17 Jun 2014

Será, porventura, exagero afirmar que as praias fluviais estão na moda, mas não é menos verdade que os portugueses olham cada vez mais para elas como uma boa alternativa ao mar. Ou mesmo um complemento. A zona das Aldeias do Xisto, na região beirã, é um dos locais onde a oferta tem vindo gradualmente a crescer. Este ano, quatro praias foram distinguidas pela primeira vez com a Bandeira Azul. São elas Alvôco das Várzeas (Oliveira do Hospital), Janeiro de Baixo, Santa Luzia e Pessegueiro, todas elas no concelho de Pampilhosa da Serra. A estas quatro juntam-se a praia de Peneda, em Góis (galardoada pela segunda vez) e a praia da Louçainha (Penela), que recebe a distinção pelo quinto ano.

Além da Associação Bandeira Azul também a Quercus identificou sete praias fluviais na Aldeias do Xisto que distinguiu com a Medalha de Ouro: Peneda, Praia de Pego Escuro (Góis); Pessegueiro, Praia de Santa Luzia (Pampilhosa da Serra); Praia do Açude Pinto (Oleiros); Fróia, Praia do Malhadal (Proença-a-Nova); Carvoeiro (Mação); Fernandaires, Praia Pego das Cancelas (Vila de Rei); e Praia da Bogueira (Lousã).

(Foto: Praia do Malhadal, Proença-a-Nova)