São Paulo está nos últimos preparativos. A festa mais popular do Brasil, o Carnaval, começa amanhã, 29 de janeiro, com o pré-carnaval e dura até 14 de fevereiro. Os desfiles no Sambódromo do Anhemi começam no dia 5 de fevereiro e estendem-se até dia 7. Todos os anos, vários municípos organizam festas inesquecíveis, como a maior no Rio de Janeiro, Recife, Salvador. E em São Paulo não é diferente. Os desfiles passam pelo Sambódromo do Anhembi para a eleição da melhor escola de samba, ao mesmo tempo que na rua os moradores e turistas fazem a festa.

A celebração do Carnaval na cidade é uma tradição desde o início do século XVII, sendo uma das maiores do país. De acordo com os dados da São Paulo Turismo (SPTuris) – empresa de turismo e eventos da cidade -, o número de turistas estrangeiros aumentou 73% no último carnaval, enquanto o número de turistas nacionais cresceu 22%. O presidente do Instituto Brasileiro do Turismo – Embratur, Vinícius Lummertz, considera que o «Carvanal é a festa que melhor carateriza o Brasil, por representar a tradição, a cultura e a alegria do povo brasileiro, para além de que posiciona o país num lugar de destaque no que diz respeito à realização.» Em 2015, o carnaval paulista recebeu mais de 70 mil pessoas apenas nos dois primeiros dias de desfile no sambódromo, tendo gerado mais de 20 milhões de euros em receitas para a cidade.

No ano passado, a cidade ultrapassou os 20 milhões de euros em receitas só nos primeiros dois dias de desfile.

Durante os dias do evento, a capital paulista também terá cinco palcos: um em cada região da cidade, nas zonas Norte, Sul, Este, Oeste e Centro, além das Casas de Cultura, que receberão atrações ao longo desse período. De acordo com o Ministério do Turismo do Brasil, São Paulo é o segundo destino mais visitado do país por turistas em lazer, a seguir ao Rio de Janeiro.

O preço dos bilhetes para os desfiles deste ano variam entre os 6.75€ (30 reais) e os 544€ (2.420 reais) e podem ser comprados através da página online www.ingressosligasp.com.br.

Programa 2016
O período oficial da festa – que inclui o denominado pré-carnaval – começa a partir do dia 29 com os primeiros blocos de rua espalhados por diversos bairros da cidade. Os desfiles no Sambódromo do Anhembi – palco do evento que foi projetado pelo arquiteto Óscar Niemeyer e inaugurado em 1991 –, este ano começam dia 5 de fevereiro e estendem-se até dia 7.

Redação - Fotografias Direitos Reservados