Os responsáveis pelo Noma, restaurante dinamarquês eleito várias vezes como o melhor do mundo, vão abrir uma nova morada na cidade. Chama-se 108, promete a mesma originalidade, mas um ambiente ainda mais descontraído e preços mais em conta.

O nome nada tem nada de original, e como tantos outros restaurantes um pouco por todo o mundo foi batizado com o número da porta (na rua Strandgade, em Christianshavn, um dos principais bairros da cidade), já a comida promete ser o mais irreverente possível. Afinal estamos a falar da mesma equipa do Noma, um grupo de jovens chefs que elevou este restaurante dinamarquês ao olimpo da gastronomia. São famosas as experiências que faziam com formigas, por exemplo.

Até 16 de abril, prove alguns dos pratos do 108, o novo Noma.

Não se sabe ainda se no 108 continuarão a surpreender os clientes com insetos. Garantem, contudo, que passaram os últimos seis meses a testar pratos, a plantar e colher plantas e frutos e aestabelecer parcerias com os melhores produtores. Uma cozinha contemporânea, cosmopolita, com um olho posto nos produtos do campo e outro nas técnicas e ingredientes que a equipa de René Redzepi foi e vai apreendendo nas suas muitas viagens. Abre em abril e promete também um ambiente mais descontraído e preços em que as refeições não chegam aos três dígitos.
108.dk

Por João Ferreira Oliveira - Fotografias Direitos Reservados