Turismo de saúde e bem-estar continua a crescer no Brasil

O segmento turístico de saúde e bem-estar é cada vez mais procurado. No Brasil também tem vindo a crescer, tendo aumentado mais de 18% em 2015.

Turismo de saúde e bem-estar continua a crescer no Brasil
Por N.M.G. Fotografias de Embratur 27 Oct 2016

Dados do estudo Demanda Doméstica Internacional, do Ministério do Turismo do Brasil, registaram em 2014 um total de 32.149 turistas internacionais que visitaram estâncias termais e outros estabelecimentos ligados ao turismo de saúde, demonstrando um aumento de 6,79% em comparação com 2008. Já em 2015, o mesmo estudo registou um total de 37.800 visitantes motivos por este segmento.

A diversidade e a qualidade da oferta neste setor são as caraterísticas que continuam a despertar o interesse dos visitantes, garante o Turismo do Brasil. Os recursos minerais das várias zonas do Brasil permitiram o desenvolvimento de uma multiplicidade de tratamentos. O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Água Mineral (ABINAM), Carlos Alberto Lancia, explica que, por exemplo, “a água rica em cálcio ajuda no tratamento de doenças como a osteoporose e, para casos de intestino preguiçoso, é mais indicado a água com alto teor de magnésio”.

Contando com cerca de oitenta estâncias termais, a resposta do setor a esta crescente procura incidiu numa vontade de diversificar e facilitar o acesso aos tratamentos termais, apostando na criação de atrativos turísticos alternativos perto das fontes termais.

As estâncias termais de Rio Quente e Caldas Novas, por exemplo, criaram parques aquáticos e hotéis com piscinas naturalmente aquecidas, enquanto outros, como os que se localizam no estado de Santa Catarina, recorrem à proximidade com a natureza.

No Brasil, este segmento tem uma receita média anual de mais de 109 milhões de euros e emprega mais de 8.700 terapeutas especializados, adianta o Turismo do Brasil. Entre os destinos mais procurados estão as estâncias de Caldas Novas, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Veja também:

Roteiro rápido de Paraty, Brasil

Rio de Janeiro: Viagem pela Cidade Maravilhosa

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.