Na Volta ao Mundo nunca tivemos medo de inovar. Nesta edição apresentamos uma reportagem fotografada em exclusivo com um telemóvel. O tempo não para. Nem a nossa demanda pela qualidade.

Está aberta a discussão. Lá vamos receber e-mails e mensagens nas redes sociais a reclamar com a ousadia de termos pisado terreno sagrado, mas essa é a essência desta revista e das pessoas que a fazem – ir sempre mais longe. E fomos.

Viajámos até à África do Sul com a Huawei para uma reportagem fotografada em exclusivo com telemóvel. Sacrilégio, vão gritar os puristas e grande parte dos fotógrafos profissionais deste país. Mas não há aqui qualquer tipo de pecado, apenas uma adaptação ao século XXI.

Discussão similar já houve quando surgiram as câmaras fotográficas digitais, lembram-se? O filme é que era… Lembro-me perfeitamente de ouvir e ler alguns profissionais da área a dizer que o digital nunca iria superar a tradição e a qualidade do rolo, mas o tempo deu razão aos pioneiros. É claro que a qualidade, o grão e o encanto da fotografia em papel, revelada através dos negativos, não pode ser comparada, mas não restem dúvidas de que as câmaras digitais conquistaram o mundo e facilitaram a vida a profissionais e amadores. Em viagem e não só.

Até há bem pouco tempo, a qualidade das câmaras dos telefones móveis não era a melhor. A chegada dos smartphones veio alterar a perspetiva, já que as câmaras neles incorporadas mostraram-se boas surpresas. E foi assim que, uma ou outra vez, essas imagens chegaram ao papel, como complemento de uma reportagem maior ou testemunho pessoal de um momento.

O caminho estava feito, mas ainda não era possível garantir a publicação de uma reportagem completa feita apenas com telemóvel pelas mãos de um fotógrafo profissional. Até agora.

Não será norma, porque continuamos a acreditar nas máquinas fotográficas de última geração, e em quem as utiliza profissionalmente. São ferramentas e artesãos essenciais para contar histórias. Mas há que estar atento ao mundo e não ficar a dormir agarrados ao passado.

Boas viagens!

Veja aqui os programas de televisão da Volta ao Mundo.

Partilhar