A Skoda faz 120 anos. A icónica marca checa tem um museu. Não só uma boa forma de conhecer a sua história mas também fazer uma viagem pelo século xx em quatro rodas.

A Skoda é uma das mais antigas marcas automóveis do mundo e durante muitos anos simbolizou para o Ocidente a ideia de carros austeros do bloco de Leste. Entretanto, acompanhando a abertura do mundo, modernizou-se e celebra 120 anos em tom de herança, tradição e modernidade. Em Mladá Boleslav, no Museu da Skoda, está guardada toda a história não só da marca como do automóvel no Leste da Europa. O Museu leva-nos ao princípio do século xx, passando pelo comunismo, quando ter um Skoda implicava para os checoslovacos seis anos de espera. A Skoda nasceu pela mão de um livreiro, Vaclac Laurin, que, insatisfeito com a qualidade da sua bicicleta importada, resolveu tornar-se construtor. Encontrou um sócio com talento mecânico, Vaclav Klement, e em 1895, sob a marca Slavia, lançaram o primeiro velocípede. Daí à bicicleta motorizada, com o símbolo L&K bastaram três anos. O passo decisivo foi em 1905, quando rolaram os primeiros automóveis, as voiturettes, produzidos numa linha rudimentar que havia de adaptar-se aos princípios que Henry Ford estabelecia do outro lado do Atlântico. Em 1930 produziam 85 automóveis por dia. A marca ganhou tamanho prestígio que até a família imperial japonesa chegou a ter um Skoda.

Quase todos estes veículos podem ser vistos no museu, onde também se pode ver o trabalho feito na sua recuperação. Preciosidades que combinam madeira com chapa, peles e outros requintes próprios de automóveis feitos à mão. Entre os automóveis do período comunista está o modelo Octavia que a ditadura deixava comercializar em Portugal. O que a marca quis levar para os Estados Unidos – chegaram a fazer uma campanha publicitária com a Miss EUA – mas que se ficou pelas poucas centenas de unidades vendidas, uma vez que não houve capacidade de resposta para a encomenda feita pelos norte-americanos.

À entrada do museu é distribuído um guia com indicações que permitem que cada um personalize a sua visita.

O Museu Skoda fica na Vaclava Klementa, 294, em Mladá Boleslav, a norte de Praga. Aberto diariamente entre as 9h00 e as 17h00. A entrada custa 70 coroas checas (cerca de 3€); as crianças até aos 6 anos não pagam e os estudantes, jovens até aos 15 anos e maiores de 65 têm 50% de desconto.

muzeum.skoda-auto.com