Duas modernas casas de xisto, a curta distância de uma das aldeias mais pitorescas do interior, para ficar, confortavelmente, longe de tudo.

Entre a Estrela e o Açor

As duas casas, a da Estrela e a do Açor, erguem-se numa encosta, rodeadas pelas serras que lhes dão nome e pela aldeia de Chãs d’Égua. Daqui se pode apreciar um pôr do Sol deslumbrante – com sorte, na companhia da ocasional raposa atrevida que por ali aparece a cumprimentar o hóspede.

As casas, pensadas pelos proprietários Luís e Ângela e projetadas pelo arquiteto Pedro Leite, são inspiradas nos socalcos esculpidos na montanha para cultivo, e construídas em cimento armado, revestidas a xisto e cobertas por terraços revestidos a terra e vegetação, unindo conforto e modernidade aos materiais tradicionais da região.

Xisto, conforto e vista para a serra, no coração de Portugal.

As casas, de tipologia T1, têm quarto, casa de banho, sala, kitchenette e capacidade para quatro pessoas. No exterior, há espreguiçadeiras e uma vista a… perder de vista, que convidam a refeições ao ar livre e à mera contemplação da tranquilidade e da natureza.

Na aldeia – cujo nome se julga vir dos tempos romanos, quando ali se criavam éguas para carros de combate – há um centro de interpretação de arte rupestre para visitar. E, a menos de dez minutos de carro, ficam a pitoresca aldeia histórica de Piódão e, em Foz d’Égua, uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal.

Inxisto Lodges
Chãs d’Égua, Piódão
Tel.: 967081988
Web: inxisto.wix.com/turismo
Preço: Casa T1 a partir de 75 euros por noite

Texto de Licínia Girão - Fotografias de Fernando Fontes/Global Imagens