O novo Pestana Alvor South Beach foi projetado à imagem dos melhores hotéis da Florida. Fica a menos de cem metros da praia e destina-se a um público assumidamente cosmopolita. Aqui não precisa de aplicar o protetor solar. Há quem o faça por si.

Miami Beach, pequena cidade do estado da Florida situada junto à Grande Miami, já se transformou numa espécie de marca. É aí que passam férias muitas das estrelas da música, cinema, moda e do desporto; é aí que todos os fins de semana se realizam algumas das mais exclusivas festas dos Estados Unidos; é também nessa cidade costeira que ficam alguns dos melhores hotéis de charme do planeta, concretamente no mítico bairro de art déco, em South Beach. A praia e o mar são omnipresentes, os corpos esculturais, o ritmo é leve, o ambiente descontraído, quase sempre de celebração.

Foi este ambiente que o grupo Pestana quis recriar no seu mais recente hotel de quatro estrelas, na primeira linha da praia Alvor, num terreno onde ainda resistia uma estrutura inacabada da extinta Torralta. Mas como é que se traz a mais latina cidade norte-americana até esta pacata vila algarvia? Através da arquitetura e do design – as cores vivas e áreas comuns sem qualquer paredes ou divisões que remete de imediato para Miami –, mas sobretudo ao nível dos serviços. Se na maioria das unidades é um homem (de bigode) quem cuida da piscina, aqui quem trata da qualidade da água é uma (sedutora) mulher. Três piscinas exteriores, uma delas aquecida. Ela que também está disponível para espalhar protetor solar nos clientes.

Este resort do Alvor replica no Algarve o ambiente vivido em Miami Beach, através da sua arquitetura e do seu design.

Apenas um dos exemplos da personalidade deste Alvor South Beach, espaço assumidamente destinado a gente jovem e cosmopolita que, como seria de esperar, tem também um spa, ginásio exterior, DJ residente e festas ao final da tarde. Já pelas manhãs há uma seleção de sumos detox, alimentação muito em voga nos últimos tempos. O próprio serviço de refeições é um pouco diferente daquilo que se pratica na maioria dos hotéis da região. O pequeno-almoço é servido das 08h00 às 11h00, das 12h00 às 18h00 há snacks e das 19h30 às 23h00 são as tapas que mais ordenam. Sabores contemporâneos, servidos em doses pequenas, que no Algarve como em Miami ninguém quer sair da linha. Os quartos, 79 no total, com vista para as piscinas e para o mar, mantêm o espírito.

O espaço é assumidamente destinado a um público jovem e cosmopolita. Tem spa, ginásio exterior, DJ residente e festas ao final da tarde.

É sabido que o verão algarvio gosta de se deitar tarde, ainda assim a pergunta impõe-se: não será este um hotel sazonal? Os responsáveis garantem que não, que é possível manter esta aura solar durante todo o ano, se bem que para os meses mais frios contem sobretudo com os golfistas – há vários campos nas redondezas. Pelo sim pelo não, nada como aproveitar os próximos fins de semana para ir para fora cá dentro.

Pestana Alvor
South Beach Praia do Alvor
Tel: 218442001
Web: pestana.com
Preço: por noite em quarto duplo a partir de 86 euros.

Texto de João Ferreira Oliveira - Fotografias de Carlos Almeida