Publicidade Continue a leitura a seguir

10 programas de voluntariado no estrangeiro

Conheça 10 programas de voluntariado nas imagens seguintes.
1. Filipinas No programa das Filipinas, os voluntários irão viver como um verdadeiro habitante local. Irão ficar hospedados no distrito de Aborlan, uma pequena comunidade fora da Cidade de Puerto Princesa. Os voluntários poderão trabalhar em jardins de infância, escolas, na construção ou remodelação de casas, ou em projetos ambientais.
2. Peru O Programa Cusco recebe todos os meses entre 25 a 60 voluntários de todo o mundo. Há dez projetos à escolha, que passam por ensinar inglês, participar em campanhas médicas, prestar ajuda a crianças, construir ou remodelar edifícios, ou contribuir para a preservação da natureza (como é o exemplo da floresta da Amazónia).
3. Nova Zelândia O programa da Nova Zelândia é perfeito para os viajantes que querem embarcar numa aventura e descobrir o desconhecido, num país seguro e acolhedor. Os projetos de voluntariado têm um grande foco no meio ambiente - apoio a ONGs, Conservação do Litoral, Restauração de Água Doce, entre outros. OS voluntários ficarão hospedados em Auckland.
4. Sri Lanka Os voluntários deste programa sentir-se-ão em casa, já que este é um país bastante acolhedor. Poderão optar por ensinar Inglês, prestar cuidados e necessidades especiais ou cuidados médicos, ajudar no desenvolvimento de comunidades rurais, contribuir para a remodelação e reconstrução de templos, ou trabalhar com elefantes selvagens.
5. Uganda Os voluntários deste programa ficarão hospedados na cidade de Mutungo, nos arredores da capital, Kampala. Os projetos passam por ensinar e cuidar de crianças, dar aulas de desporto, prestar cuidados e necessidades especiais, e contribuir para a educação das mulheres.
6. Vietname No programa do Vietname, os voluntários terão a oportunidade de experimentar a cultura, a história e a cozinha deste país. A cidade escolhida para este programa é Ho Chi Minh. Os voluntários poderão ensinar inglês, prestar cuidados especiais, cuidar de crianças ou distribuir alimentos. Para além disso, se forem estudantes de medicina, poderão participar no programa médico de voluntariado.
7. África do Sul Este programa é ideal para aqueles que se interessam pela preservação da natureza e realiza-se na Costa Oeste, a 90 quilómetros de Cape Town. Há programas que se focam na conservação da biodiversidade e da zona costeira, ou de educação ambiental.
8. Indonésia Os voluntários que quiserem participar nos programas da Indonésia, poderão optar por Ubud ou Lovina (em Bali) ou pela ilha de Nusa Penida (para o Projeto de Conservação de Tartarugas). Em Bali, poderão ensinar crianças a ler, a contar ou a lavar os dentes, por exemplo.
9. Equador Os voluntários no Equador ficarão hospedados em Quito, e terão a oportunidade de viver com famílias locais, juntamente com outros voluntários internacionais. Este programa adequa-se a pessoas que gostem tomar iniciativas, estejam dispostas a trabalhar longas horas e a atribuir um valor real aos projetos que estão a apoiar.
10. México A cidade escolhida para o programa do México é Merida. Os voluntários serão inseridos numa pequena e segura comunidade, onde poderão ensinar Inglês ou contribuir para a pesquisa ambiental. Aqueles que quiserem integrar-se verdadeiramente na cultura maia, poderão experimentar um estilo de vida diferente, ficando numa das três quintas agrícolas maias.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Considera-se um viajante capaz de marcar a diferença? Gostaria de fazer voluntariado no estrangeiro, mas não sabe para onde ir? Hoje em dia, é possível fazê-lo em quase todo o mundo. Habitualmente, os programas para voluntários incidem em diferentes áreas, como a educação, o ambiente, o desporto, a juventude, a cultura, o serviço social, a proteção civil, entre outras.

A International Volunteer HQ, por exemplo, é uma empresa especializada em programas de voluntariado em 30 países. Focados em proporcionar experiências de viagens acessíveis, responsáveis, seguras e de alta qualidade, já enviou perto de 70 mil voluntários para 35 programas diferentes.

Este é um trabalho que, com pequenos gestos, pode, de facto, mudar o mundo.


Veja também:
Foi sozinha para a Ásia e voltou uma pessoa diferente e cheia de projetos
Katy e Ricardo foram fazer voluntariado, mas faltou-lhes a vontade de voltar