A Presidente da Câmara gostaria que Turim se tornasse a primeira cidade vegan «oficial» da Itália. Chiara Appendino faz esforços para que as crianças sejam educadas nas escolas para terem uma alimentação saudável e para manterem o bem-estar animal. Há mais de 30 restaurantes e cafés que servem refeições vegan e vegetarianas. O Turismo de Turim publicou uma lista para ajudar os viajantes vegan a encontrar locais onde comer.
2. Berlim, Alemanha
Berlim é a nova capital vegan: tem mais de 50 restaurantes, cafés e gelatarias que não servem alimentos de origem animal. A cidade tem mais de 80 mil residentes que são vegan. Para além de arranjarem vários sítios onde comer, os viajantes poderão também encontrar roupa e outros produtos vegan. O maior festival de verão vegan acontecem em Berlim e atrai mais de 60 mil pessoas.
3. Helsínquia, Finlândia
A «Nyhtökaura», um substituto da carne que consiste em aveia nórdica e feijão, pode vir a ser o maior produto de exportação da Finlândia. Apesar de os restaurantes exclusivamente vegan ainda serem escassos, em Helsínquia, há vários Chefs «vegan-friendly» e restaurantes vegetarianos que oferecem pratos à base de plantas. A maioria dos cafés usam leite de aveia ou de soja.
4. Tel Aviv, Israel
O veganismo tem crescido bastante nos últimos anos, em Tel Aviv. Aliás, em 2014, os soldados do exército exigiram que passasse a haver uma opção vegan no menu da cafetaria. Perto de 5% dos Israelitas excluem a carne, os laticínios e os ovos das suas refeições. Israel tornou-se, assim, o maior país vegan per capita.
5. Chennai, Índia
Estima-se que cerca de 50% da população indiana é vegetariana. Apesar de o veganismo ser relativamente recente, há uma tradição vegetariana que perdura há anos. A cozinha do sul da Índia oferece vários pratos vegan, que incluem o arroz, legumes e leite de coco.
6. Melbourne, Austrália
Melbourne sempre foi uma cidade progressiva. O movimento vegan tem-se expandido um pouco por toda a cidade. Há pizarias, cafés especializados em sobremesas, e vários restaurantes com refeições exclusivamente vegan.
7. São Francisco, EUA
Graças à sua atmosfera hippie e saudável, São Francisco tem alguns dos melhores e mais inovadores restaurantes que servem comida crua, vegetariana e vegan de todo mundo. Há restaurantes de comida mexicana, gourmet ou japonesa que servem pratos sem produtos de origem animal.
8. Austin, Texas
É verdade, Austin é uma cidade bastante «vegan-friendly». Há muitos restaurantes que servem comida vegan e «food trucks» que o deixam de água na boca e que não usam produtos de origem animal.
9. Vancouver, Canadá
Vancouver tem vindo a ganhar cada vez mais elogios no mundo vegan. Há lojas onde comprar carteiras, cintos, porta-moedas e até mesmo chocolate sem origem animal. Já não para não falar dos inúmeros restaurantes de chefs reconhecidos.
10. Londres, Reino Unido
O veganismo tem crescido bastante nos últimos tempos, em Londres. A delegação americana da associação PETA selecionou-a como a cidade «vegetarian-friendly» do mundo, não só pelos seus mais de cem restaurantes vegan, vegetarianos e «veg-friendly», mas também pela sua grande variedade de pratos étnicos sem carne.
Cada vez mais pessoas têm aderido ao veganismo nos últimos tempos. Os vegan não consomem qualquer tipo de produto de origem animal. Ao contrário dos vegetarianos – que apenas não comem carne -, os vegan excluem do seu dia-a-dia o leite, os seus derivados, os ovos, o mel, a lã, as peles, entre outros. Para além disso, não consomem nada que tenha sido testado em animais, como champôs ou medicamentos.
Se antigamente era difícil para um vegan encontrar um restaurante quando viajava para qualquer lugar, hoje em dia é bastante mais fácil.
Elizabeth Warkentin, escritora e viajante, elegeu os dez melhores destinos para vegans e partilhou-os com o jornal britânico TheIndependent.Conheça-os na fotogaleria.