Publicidade Continue a leitura a seguir

Favelas que pode visitar para conhecer o outro lado do Rio de Janeiro

Conheça algumas favelas que pode visitar.
1. Morro do Vidigal
1. Morro do Vidigal
2. Rocinha
2. Rocinha
3. Santa Marta
3. Santa Marta

Publicidade Continue a leitura a seguir

Têm algumas das melhores vistas sobre o Rio de Janeiro, mas são também as zonas com maior criminalidade da cidade. As favelas continuam a ser a casa de milhares de pessoas e, apesar do perigo, são paragem obrigatória para quem visita o Rio. Aliás, fazem tanto parte da sua cultura como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar ou o Maracanã.

Nos últimos dias, os problemas entre os moradores e as forças armadas e policiais têm sido assunto um pouco por todo o mundo. No passado dia 5 de agosto, começou uma mega operação contra o crime organizado e contra os gangues em quatro favelas do Rio de Janeiro, que envolveu três mil militares e 1500 polícias. Como publicou o DN, pelo menos duas pessoas morreram e 20 foram detidas nesta operação que integra o Plano Nacional de Segurança.

Mas se a vontade que os turistas têm de visitar estes lugares – que, apesar do crime, são fascinantes e cheios de vida – continua, há que saber como fazê-lo. Para que os riscos de assalto, rapto ou sequestro sejam menores, uma visita guiada acaba por ser a solução. E há várias empresas que o fazem.

Normalmente, estas excursões organizadas duram entre três a seis horas, com a possibilidade de se prolongarem até à noite – ou mesmo pela madrugada, no caso de querer ir a uma festa (dizem que as melhores acontecem nas favelas e que de perigoso nada têm). Os guias costumam ser moradores das próprias favelas, que melhor do que ninguém sabem dar a conhecer os lugares. Estão também encarregues do transporte, já que habitualmente vão buscar e deixar as pessoas ao hotel.

Estas são algumas empresas que organizam visitas guiadas:
favelasantamartatour.blogspot.pt
cariocafreeculture.com
leblonallsuites.com.br
rio40grausturismo.com.br
rioculturalsecrets.com
favelatour.org
rioadventures.com

Conheça, na fotogaleria acima, algumas das favelas que pode visitar com uma empresa.


Veja também:
O Rio de Janeiro continua lindo
16 lugares a não perder na Bahia