Nova Iorque (Foto: Landescape)

A associação cultural “Lugar . Landescape” nasceu em Ovar para juntar o Mundo das viagens à comunidade.

Conversas à volta do Mundo, sessões de showcooking, caminhadas guiadas, cinema documental, contos infantis, oficinas de escrita. Tudo isto cabe na nova associação cultural criada de e para viajantes. Chama-se “Lugar . Landescape” (Lugar ponto Landescape), é ideia da agência de viagens de aventura Landescape e abriu portas no passado mês de março em Ovar.

Instalado no “Pátio do Marquês”, na rua Dr. Zagalo dos Santos, 7, o espaço já tem propostas semanais agendadas até junho, a maioria com entrada livre. A ideia é criar um ponto de encontro entre culturas e um intercâmbio voltado para a comunidade, pelo que serão aceites propostas de intervenção vindas de fora, submetidas online.

“Através deste espaço pretendemos promover momentos de partilha entre os nossos viajantes – aqueles que já viajaram connosco e aqueles que ambicionam vir a fazê-lo no futuro –, mas também líderes, amigos, familiares e todos aqueles que tenham curiosidade em saber mais. Este promete ser um lugar dedicado a todos, e acima de tudo, para todos”, explica Carina Silva, uma das responsáveis pelo Lugar . Landescape.

O projeto nasce em Ovar, que é também o berço daquela agência de viagens de aventura, e quer-se “livre da pressão do lucro”, lê-se num comunicado da Landescape. Contudo, e sendo o objetivo o da autossuficiência, juntam-se à programação própria parcerias com entidades públicas e privadas para eventos assentes na temática das viagens e tudo o que gravita à sua volta, como a responsabilidade social nas questões do ambiente ou das causas humanitárias.

Nova Iorque (Foto: Landescape)

Esta sexta-feira será a vez de Catarina Príncipe, líder de viagens, falar sobre Nova Iorque, as suas ruas e os oito milhões de histórias que nelas se escondem. A palestra está marcada para as 21.30 horas. A agenda dos próximos fins de semana pode ser consultada no site da Landescape, destacando-se, no dia 19, a exibição do filme documental “O grito da raposa na noite fria”, que conta a Festa dos Rapazes de Varge, uma tradição pagã que ainda hoje acontece em Bragança, apresentado pelo realizador Rui Pedro Lamy.

Partilhar