A vista da esplanada do Museu Whitney incluem o bairro de Chelsea, a norte, a área de West Village, a sul, e o rio Hudson, a oeste. Crédito Foto: Karin Jobst / Whitney Museum

Edifícios de autor inesperados quebram a rotina do horizonte mais famoso do mundo, o lugar onde qualquer arquiteto sonha deixar a sua marca.

Quebrando a verticalidade do horizonte de Manhattan, na rua 57 do West Side, ergue-se uma pirâmide deformada junto à margem do rio Hudson. Na era das mudanças climáticas e dos conceitos urbanos em evolução, a torre de residências VIA 57, do arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, simboliza a nova ordem arquitetónica surgida em Nova Iorque nos últimos anos. Arquitetos, designers e empreendedores de vanguarda que se aliam em busca de espaços e projetos que melhoram a vida quotidiana dos nova-iorquinos e o bem-estar a longo prazo da cidade.

Operacional desde 2016, o VIA 57 é um híbrido entre o bloco de apartamentos europeu e o arranha-céu americano. 77.100 metros quadrados de formas ousadas que não só se assemelham a uma montanha, mas atuam como uma: bloqueiam o vento, captam a energia solar e produzem vistas deslumbrantes. O outro grande edifício de apartamentos que desafia a verticalidade de Nova Iorque é um projeto do estúdio de Zaha Hadid. Um condomínio de luxo de 11 andares – localizado no bairro de Chelsea – de formas orgânicas e horizontais, onde cada andar se assemelha a um excêntrico aquário intergaláctico.

O VIA 57 possui um pátio interior ao ar livre no meio do bloco com 80 árvores e 47 espécies de plantas. Crédito Foto: iwan-baan / VIA 57

Outras melhorias urbanas interessantes surgiram na forma de espaços públicos e naturais que ligam os bairros e servem como ferramenta para o ambientalismo e a participação. Exemplos dos mesmos incluem a pedonalização da Broadway e de Times Square, ciclovias por toda a cidade ou o parque suspenso High Line. Espaços abertos que parecem desafiar a gravidade frente ao bulício dos restaurantes, bares, galerias, museus e lojas que invadem a cidade.

As instituições universitárias e culturais tornaram-se uma fábrica de ideias para planos arquitetónicos modernos. Na extensão do campus da Universidade de Columbia, em Manhattanville, ergue-se o Centro de Educação Roy e Diana Vagelos. Uma divertida torre de vidro e aço de 14 andares com paredes transparentes que permitem ver o que se passa no seu interior. Trata-se de uma rede de espaços sociais e de pesquisa – conhecida como Study Cascade – que se prolongam por uma escada vertical ao longo do edifício e mostram como se ensina, aprende e pratica a medicina no século XXI.

Um espaço atemporal

A majestosa sala de leitura Rose, da Biblioteca Pública de Nova York esteve encerrada ao público durante dois anos, tendo reaberto as portas 2016. O projeto de manutenção arquitetónica tem-se focado principalmente na restauração dos telhados de um dos interiores mais amados a cidade, que serviu como cenário em filmes inesquecíveis, como Os Caça-fantasmas.

Em 2017, o Centro de Ciências Jerome L. Greene foi acrescentado a esta expansão do campus. Um gigante urbano, da autoria do arquiteto Renzo Piano, que incorpora no seu projeto inovações importantes, como paredes com duas camadas separadas por uma almofada amortecedora de ar que permite que o edifício seja inundado de luz e simultaneamente se reduza o ruído exterior.

A sinergia artística da cidade tem sido impulsionada por vários projetos. Na rua Bowery, entre Chinatown e Little Italy, ergue-se o New Museum. Uma combinação de elegância e urbanismo com sete caixas retangulares de alumínio empilhadas e inspiradas pelo design japonês. Desde 2002 tem-se revelado uma inspiração para a arte contemporânea e uma incubadora para novas ideias. Por outro lado, a sede recentemente renovada do Museu Whitney, projetada pelo arquiteto Renzo Piano e concluída em 2015, conseguiu transformar toda uma área do Distrito Meatpacking. O prédio, com um acentuado design industrial, conta com a maior galeria sem colunas da cidade, com quase 6000 metros quadrados para exposições.

O New Museum, do estúdio de arquitetos SANAA, encontra-se revestido por uma camada de alumínio anodizado para destacar os volumes e o brilho do exterior. Crédito Foto: New Museum

Em frente aos inovadores exteriores ergue-se o Oculus, do arquiteto Santiago Calatrava. Um espaço impressionante e sumptuoso destinado ao uso público. Este interface do World Trade Center, operacional desde 2016, liga onze linhas de metro e dispõe de uma área comercial. São novos espaços que dão uma nova energia à cidade. Nas palavras de Bjarke Ingels: “Mais do que a revolução, estamos interessados ​​em evolução. A ideia de que tudo evolui com adaptação e improvisação antes das mudanças do mundo “.

A cúpula de aço do Oculus faz lembrar um enorme pássaro com as suas asas abertas. Crédito Foto: luca-bravo / unsplash.com

Artigo original da autoria de Passenger6A

Reserve já a sua viagem!

Partilhar