Descontrair numa sauna, deliciar-se com o fondue, explorar os melhores museus da cidade ou vestir (literalmente) a camisola e aproveitar todas as atrações que o frio proporciona: bem-vindos ao Inverno em Zurique.

Embora o Inverno possa não parecer a melhor altura para viajar, a verdade é que há cidades a que o frio e a neve trazem um encanto especial – e Zurique é uma delas. Na maior cidade da Suíça, onde a os Alpes servem de pano de fundo, não faltam ideias para aproveitar esta época e ficar em casa não faz parte da lista.

Embora as temperaturas atinjam, muitas vezes, o lado negativo do termómetro, é ao ar livre que se encontram grande parte das atrações. A menos de uma hora de distância, a estância de Flumserberg proporciona a maior área de desportos de inverno da Suíça oriental, com pistas para todos os níveis de dificuldade e uma vista de sonho. Para os estreantes, há aulas de esqui e snowboard e, quem preferir, pode dedicar-se também a descer pela neve a bordo de um tobogã, com gargalhadas garantidas. As corridas nestes trenós, perfeitas para partilhar em família, são uma das atividades mais populares da época, a que se juntam os ringues de patinagem no gelo, menos ousados mas, nem por isso, menos divertidos.

Na maior cidade da Suíça, onde a os Alpes servem de pano de fundo, não faltam ideias para aproveitar esta época e ficar em casa não faz parte da lista.

Mais descontraída é o tipo de atração oferecida na área de banhos de Enge que acolhe uma sauna com vista privilegiada para a cidade, sobre uma plataforma no Lago Zurique – e a partir da qual os mais corajosos podem saltar diretamente para o lago.

Quem preferir o aconchego do interior, também não ficará desiludido com tudo o que Zurique tem para oferecer. Com mais de 50 museus e 100 galerias de arte, há moradas para todos os gostos e interesses, bem protegidas do frio, onde se destacam a Kunsthaus, a mais importante galeria de arte do país, ou o Museu Rietberg, um dos principais centros de arte não-europeia do mundo. Mas porque a cultura não passa apenas pela contemplação, é essencial aproveitar o Inverno para desfrutar, também, de uma das melhores tradições de Zurique: o fondue de queijo, uma espécie de símbolo do país que só tem rival no chocolate, que também pode e deve ser provado em todas as suas versões. Um Inverno feliz, portanto.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar