O hotel do futuro acaba de ser inaugurado em Budapeste, na Hungria.

É um hotel inovador, em que é o cliente controla tudo o que precisa na sua estadia a partir do seu smarphone, desde a reserva ao check-out.

O KViHotel (Key Vision – «Visão para o Futuro») tem 40 quartos e opera praticamente sem funcionários, já que a maioria das funções são geridas através da aplicação TMRW Hotels – uma solução única na Europa.

A aplicação está disponível para Android e IOS e permite obter todos os serviços do hotel à distância de um clique: os clientes podem reservar os quartos, fazer o check-in até 48 horas antes da chegada, escolher o andar e o quarto.

Através de uma ligação por Bluetooth, o telemóvel é também a chave do quarto e, no caso de uma chegada tardia durante a noite, o smartphone do cliente abre igualmente a porta principal do hotel.

Além disso, com esta aplicação, o cliente pode controlar o ar condicionado e decidir a temperatura desejada no quarto mesmo antes de chegar, pedir uma limpeza adicional e colocar a informação «Não incomodar / Please don’t disturb» virtualmente.

Também é possível pagar através da aplicação, pedir a fatura/recibo (que será enviado através de e-mail), fazer o check-out e pedir um táxi.

Para todas estas atividades, os clientes podem usar o WiFi gratuito em todo o hotel. E para quem necessita de ajuda, há textos e vídeos a explicar como usar a aplicação. O serviço de atendimento do hotel está disponível em todas as plataformas (Facebook, Messenger, Whatsapp, Skype, iMessage, entre outras), mas o cliente pode também pedir ajuda através do telemóvel.

Quando os requisitos locais o exigirem, a aplicação solicita os dados pessoais, uma versão digitalizada do passaporte ou outro documento de identificação, bem como a assinatura eletrónica do cliente na altura do check-in, guardando estas informações.

A aplicação TMRW também simplifica consideravelmente as tarefas do pessoal de limpeza, já que a lista das tarefas da equipa é organizada através da aplicação e instalada nos seus smartphones; o sistema atribui as tarefas de acordo com um algoritmo preparado com antecedência. Ao quarto atribuído a um cliente novo é dada prioridade: quando o cliente faz o check-out, a aplicação TMRW HK coloca a limpeza desse quarto no topo das prioridades da lista e, assim que estiver limpo, o cliente é notificado com uma push message.

No KViHotel há três tipos de quartos, entre 18 e 36 metros quadrados: superior, deluxe e suite júnior. Os três quartos no rés-do-chão têm pequenos terraços que dão para um jardim.

Os clientes podem consumir gratuitamente as águas minerais aromatizadas e os snacks que estão no minibar dos quartos. Na suíte júnior está disponível uma máquina de café, cuja utilização é igualmente gratuita. Todos os quartos estão equipados com uma smart TV.

No bar no lobby, aberto das 8h à meia-noite, os clientes têm à sua disposição refrigerantes, vinhos húngaros e cerveja artesanal.

Esta solução de software pode ser usada por outros hotéis, incluindo aqueles que já se encontram abertos. O modelo de aplicação está ainda à espera da autorização da patente.

O criador da aplicação dos Hotéis TMRW e o investidor do KViHotel pertencem ao mesmo grupo. Assim, as versões posteriores da aplicação TMRW serão preparadas usando a experiência própria.

TMRW está a desenvolver cinco versões da aplicação: Hotéis TMRW simplifica e digitaliza a operação de hotéis, TMRW Hostels para hostels, TMRW Apartments para apartamentos e TMRW Offices para edifícios de escritórios. A aplicação TMRW HK (housekeeping) torna a limpeza e manutenção dos estabelecimentos mais eficientes.


Veja também:
Já abriu um hotel do futuro, onde todos os empregados são robôs
18 novos hotéis para ir em 2018

Partilhar