Corria a década de 50 e a Europa do pós guerra aprendia a respirar de alívio. Era tempo de festejar e… viajar!

De Inglaterra, por exemplo, chegaram hóspedes ilustres ao território português. Um deles foi primeiro-ministro daquele país e a sua passagem de 12 dias pela ilha da Madeira deixou marcas na região.

Para assinalar a reabertura após a II Guerra Mundial, Winston Churchill instalou-se na bela vila piscatória de Câmara de Lobos, a convite de um hotel. A bordo do navio Durban Castle, desembarcou na ilha a 1 de janeiro de 1950 e deu início a uma visita que teve um grande impacto no turismo e deu frutos que ainda hoje continuam a ser um chamariz para os visitantes curiosos que todos os anos rumam à ilha. Num recanto, à entrada da vila, montou o cavalete e a tela, sentou-se e pintou a baía e o ilhéu. O momento foi imortalizado numa fotografia e, atualmente, o local é designado por Miradouro Winston Churchill.

Nos dias de hoje, a pequena cidade de Câmara de Lobos é uma das mais belas da ilha, com histórias escritas nas suas falésias e no azul das suas águas. Na sua próxima visita à Pérola do Atlântico, saia do roteiro típico e, tal como Churchill, comece pela calma que a Madeira lhe oferece. Visite o miradouro do Salão Ideal, para apreciar a bela vista sobre a baía da cidade e a falésia do Cabo Girão. Em seguida, dê um salto ao pitoresco centro histórico para admirar os barcos de pesca coloridos e perca-se no meio das pequenas ruas à volta da baía. Não hesite em parar num dos bares para apreciar a vista e refresque-se com a especialidade local: a poncha.

Na sua próxima visita à Pérola do Atlântico, saia do roteiro típico e, tal como Churchill, comece pela calma que a Madeira lhe oferece

Antes de deixar Câmara de Lobos, suba ao miradouro do Pico da Torre e aprecie a vista sobre a cidade e o mar. Aqui, terá ainda a possibilidade de observar os campos de bananas e a falésia do Cabo Girão, a apenas quatro quilómetros do miradouro da Fajã dos Padres, onde a vista sobre o mar e as terras agrícolas oferecem uma nova perspetiva da ilha. Para aceder à segunda fajã, apanhe um barco a partir de Câmara de Lobos ou desça no teleférico situado no miradouro.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar