Conheça os festivais internacionais de verão, clicando nas setas.
Parklife, Manchester 9 e 10 de junho
The XX, Liam Gallagher, N.E.RD, Carl Cox… eis alguns dos cabeças de cartaz da edição deste ano do Parklife, festival que se realiza em Manchester, nos dias 9 e 10 de junho. Os concertos têm lugar em Heaton Park, bem no coração da cidade. Ao contrário da maioria dos festivais, aqui não há possibilidade de acampar, dando a assim a toda a gente a possibilidade de ir a casa (ou ao hotel) tomar um banho e recuperar energias. Ou não. Há tendas de DJ e atividadades ao longo de todo o dia.
>> parklife.uk.com
Meadows in the Mountains, Bulgária
7 a 9 de junho
Não é o destino mais óbvio em termos de festivais, mas é já uma referência entre os (verdadeiros) melómano. Pela música, sim, que junta vários estilos, mas sobretudo pelo ambiente e localização, a quase mil metros de altitude, nas montanhas de Ródope, junto da fronteira que separa a Bulgária da Grécia. Diz quem lá foi que não há cenário de festival como este em todo o planeta. As imagens parecem comprová-lo.
>> meadowsinthemountains.com
Paris Jazz Festival, Paris
30 de junho a 22 de julho
É possível que a maior parte das pessoas não pense de imediato em Paris quando se fala de jazz, mas a cidade é um destinos inconformáveis para muitos dos melhores executantes (e apreciadores) deste género. Sobretudo durante o Paris Jazz Festival. Um evento fundado em 1994 que não tem parado de crescer. Tem uma aura muito própria, em grande parte devido ao local dos concertos, no Parc Floral - um enorme e bonito jardim botânico.
>> parisjazzfestival.fr
Midnight Sun Film Festival, Finlândia
13 a 17 de junho
No verão não há só festivais de música. Também há festivais de cinema. Se bem que este Midnight Sun Film Festival seja tudo menos um festival de cinema qualquer. Organizado pelos irmãos Aki e Mika Kaurismäki - o primeiro vive grande parte do ano em Portugal,há mais de duas décadas - junta filmes clássicos, contemporâneos e finlandeses. Realiza-se em Sodankylä, na região da Lapónia. As sessões são à… meia-noite.
>> msfilmfestival.fi
O verão está a chegar e com ele chegam o bom tempo e a época dos festivais. Mas nem todos têm de ser comerciais ou gigantescos.
Por toda a Europa, ano após ano, os festivais de música atraem milhares de viajantes. Apesar de uns serem mais populares do que outros, os que são menos conhecidos têm também grande qualidade. Não precisa de pagar muito, nem de procurar loucamente por bilhetes, para uma experiência única.
Conheça as sugestões de incríveis festivais internacionais menos conhecidos na Europa, na fotogaleria acima.