Há várias coisas com as quais um viajante não se quer deparar no aeroporto – longas filas de segurança, um sinal de «atrasado» no painel de partidas ou um comissário de bordo a enviar malas de mão para o porão na porta de embarque. E se for de viagem para os Estados Unidos ainda tem de ter um cuidado extra: verificar o cartão de embarque antes do voo.

É sabido que viajar para os EUA é quase sempre sinónimo de ainda mais filas no controlo de passaportes, na alfândega ou na zona da imigração. Mas há alguns viajantes que terão de esperar bem mais do que o normal.

Da próxima vez voar para os Estados Unidos, verifique o seu cartão de embarque para saber se foi contemplado – ou melhor, «amaldiçoado» – com estas quatro letras: SSSS. Se for o caso, provavelmente a sua viagem será bem mais longa e mais stressante.

De acordo com o site news.com.au, o «SSSS» quer dizer «Secondary Security Screening Selection», cujo significado a maioria das pessoas desconhece.

Para além de possivelmente ser revistado pelos funcionários da TSA (Administração de Segurança do Transporte) de cima a baixo, todas as suas malas serão verificadas; além disso, terá de apresentar um outro documento que comprove a sua identidade e deverá explicar os seus planos de viagem, por que razão quer entrar no país e o que o fará regressar a casa.

Esta medida foi introduzida pela Administração de Segurança de Transportes após os ataques terroristas do 11 de setembro.

Por agora, desconhece-se se a lista é gerada de forma aleatória, ou se fatores como o local onde esteve recentemente, a frequência com que viaja, a forma como pagou o seu bilhete (ou seja, com cartão ou em dinheiro) e se comprou apenas uma viagem de ida têm algum impacto.

Se estiver com dificuldades em imprimir o seu cartão de embarque em casa, pode querer dizer que foi adicionado à lista e só o descobrirá quando chegar ao balcão de check-in.

Cuidado: este é o maior erro que se comete com o cartão de embarque


Veja também:
Este é o truque para poupar no bilhete de avião
Saiba com que antecedência deve comprar o bilhete de avião

Partilhar