Imagina-se a vender a sua casa e a deixar tudo para viajar de caravana com a família? Quantas pessoas o conseguiriam fazer?

Terry e Jennifer Constant arriscaram: deixaram os respetivos trabalhos e trocaram a sua casa de três assoalhadas por uma autocaravana. Parece fácil? Imagine fazê-lo com uma criança às costas. O filho, que tem agora 16 meses, embarcou nesta aventura com eles.

O casal inglês conheceu-se na universidade, começou a namorar e viajou pelo mundo durante dois anos, depois de ter terminado o curso. A vontade de continuar a percorrer o mundo ficou, apesar de ter sido arrumada a um canto.

Terry e Jennifer mudaram-se para Bristol, onde nasceu o filho, Ethan. No entanto, não estavam felizes com a rotina e com o facto de deixarem o filho todo o dia no infantário. Para além disso, os ordenados não eram altos, e no final do mês não sobrava dinheiro para viagens, a grande paixão que os unia.

Em apenas 24 horas, tomaram a decisão de pôr um ponto final no assunto e deixar tudo para trás. «Queríamos sair de Bristol e fazer alguma coisa completamente louca e impensável». Optaram por vender a casa e decidiram viajar pelo mundo numa caravana, com menos de mil euros por mês para gastos.

No entanto, não foi fácil deixar a casa de três assoalhadas e começar a viver numa pequena divisão de apenas seis metros de comprimento, onde o espaço não é muito: «Tivemos de nos desfazer da maioria dos nossos bens e de mudar a forma de pensar. Estamos literalmente uns em cima dos outros». Ainda assim, a família Constant orgulha-se de poder acompanhar o crescimento do filho e de passar com ele 24 horas por dia.

Deixaram Bristol no fim de janeiro e levam agora uma vida simples, minimalista e nómada. Claro que não deixa de ser um desafio financeiro conseguir viajar e viver com 800 euros por mês. Mas «porque não?», questionam-se Terry e Jennifer. Não há maior prazer para eles do que poderem assistir a momentos fundamentais como os primeiros passos do filho. Ethan estava na fronteira entre Espanha e Portugal quando conseguiu andar pela primeira vez. Se não estivessem a percorrer o mundo com ele, talvez não pudessem ter assistido a esta e a tantas outras situações.

O casal tem partilhado as suas aventuras no site Travel As They Grow e inspirou já outras famílias. No blogue, dão dicas sobre cada cidade que visitam e algumas sugestões de locais a visitar com crianças. Já viajaram pela Croácia, Espanha e estão agora em Portugal.


5 Dicas da família Constant para quem sonha em viajar de autocaravana:

1. Verifique se está num local plano e sem inclinação. Se tiver um chuveiro dentro da caravana e estacionar num local inclinado, a água acabará por escorrer e inundar o local sem que se aperceba. Água e autocaravanas não são os melhores amigos.

2. Se precisar de água, abasteça-se num posto de gasolina local. Em alguns países, a água é gratuita nestes lugares. Demora um pouco a encher, mas é uma ótima fonte de abastecimento. Se tiver dúvidas sobre a potabilidade da água, pergunte aos funcionários. Poderá sempre usar um desinfetante ou um filtro antes de utilizar a água para cozinhar e lavar a loiça.

3. Seja asseado e respeitador em qualquer local onde pare. Parece óbvio, mas é sempre bom relembrar. Comece por usar os caixotes do lixo públicos e não deite fora a água suja em locais não autorizados. Depois, respeite os símbolos de cada lugar. Em certos sítios, há polícias a fazer rondas – o que por um lado descansa os viajantes – e por isso é preciso cumprir as regras (e evitar multas).

4. Siga os seus instintos. Se não se sentir bem em passar a noite num lugar onde não é permitido pernoitar, opte por um parque de campismo ou por um parque de caravanas. Viajar de autocaravana implica dormir descansado e sem medo. Por vezes, mais vale não arriscar – ainda por cima se tiver um bebé.

5. Se estiver vento, tente parar junto a uma parede ou a uma casa. É assustador acordar a meio da noite com a autocaravana a abanar.


5 Dificuldades que Jennifer e Terry enfrentam:

1. Água
A água que sai das torneiras da autocaravana – quando toma banho, por exemplo – é racionada. Na caravana dos Constant, o tanque tem capacidade para apenas 80 litros. Ou seja, tudo tem de ser muito bem pensado e o tanque tem de ser verificado constantemente – esqueça os duches de meia hora. Uma sugestão: ligue a caldeira com antecedência, já que demora algum tempo a aquecer.

2. Sala de jantar que se transforma em quarto em apenas 15 minutos
Quem poderia dizer que a sua mesa de jantar se transforma numa cama? Pois é, parece muito engraçado, mas a verdade é que, para Jennifer, essa realidade não é assim tão divertida. Depois de jantar, de limpar o chão e a mesa, e de lavar a loiça, seria ótimo poder sentar-se no sofá e relaxar. Mas tal não é possível, já que é necessário fazer a cama. E a maioria delas é um puzzle difícil de montar e que dá trabalho.

3. Wifi
Conseguiria viver sem Wifi ou 3G? Jennifer e Terry não conseguem e detestam quando ficam sem Internet. Apesar de terem Wifi portátil, muitas vezes torna-se difícil obter rede. E neste caso não há ninguém para quem ligar a reclamar.

4. Casa de banho
Na maior parte das autocaravanas há um recipiente para onde vai a água da casa de banho usada na sanita. E é preciso despejá-lo. Esta é uma tarefa de Terry – não há discussão possível. Jennifer assume que não conseguiria fazê-lo. Como a esse recipiente sanitário são adicionados químicos, há locais específicos onde deve despejar esse líquido.

5. Lavandaria
E como lavar a roupa? No caso dos Constant, eles reutilizam a roupa pelo menos duas vezes antes de a lavarem. Aliás, Terry chega a usá-la seis vezes. Quando não encontram uma lavandaria self-service, lavam a roupa à mão e penduram-na na casa de banho, na esperança de que seque.

Fotografias Travel As They Grow/D.R

Partilhar