Mais conhecida pela capital, Barcelona, e pelas praias, a Catalunha tem nas suas estâncias de esqui um dos segredos menos conhecidos.

Baqueira Beret, na região do vale de Aran, é provavelmente a mais familiar para os portugueses e é também a maior estância espanhola, com um total de 165 quilómetros de pistas esquiáveis. E neste ano, devido aos grandes nevões de janeiro, estão quase todas disponíveis.

A novidade é a criação de uma nova área, Baciver, que acrescenta cinco pistas vermelhas e torna possível aceder a um novo ponto mais alto da estância, Cap de Baciver a 2610 metros. Isto significa que é possível descer 1100 metros desde o topo até à base da estância a 1500 metros.

Uma das apostas fortes é a zona dedicada aos mais novos, e também aos iniciados – o FunPark.

Baqueira tem três parques de pistas infantis, um deles na base da estância, preparados para receber crianças desde os 3 meses aos 2 anos e meio, com pessoal especializado, e os outros a 1800 metros, com atividades para aprender enquanto brincam e passadeira para subir o desnível de forma fácil.

Mas a região junto à fronteira com a França tem muito mais para ver e um caráter especial que é preservado pelas montanhas que rodeiam o vale e formam uma barreira natural. Condicionam o clima e o modo de vida e durante séculos mantiveram a região muito isolada e mais ligada a França do que à própria Catalunha. Assim se explica uma cultura e até uma língua próprias. Só em 1948, com a construção do túnel de Vielha, é que houve uma alteração significativa na comunicação com o resto de Espanha.

E quando falamos de esqui vale a pena lembrar que a Catalunha tem, no total, mais de 700 quilómetros de pistas, repartidos por dez estâncias de esqui alpino e seis de esqui nórdico.

Saiba mais em visitpirineus.com.

BAQUEIRA BERET

»A base da estância está a 1500 metros e a sua cota mais alta é 2610 metros, no Cap de Baciver
»111 pistas: 6 verdes (5 km), 43 azuis (76 km), 45 vermelhas (59 km), 17 pretas (20 km).
»7 km de circuito de esqui nórdico
»36 meios mecânicos
»Abertura: 1 de dezembro 2018
»Fecho: 22 de abril 2019 (a área de Beret encerra a 1 de abril)
Mais informação em baqueira.es.

Distâncias
De Lisboa: 1209 km
Do Porto: 1093 km
De Barcelona: 340 km

Shopping: tudo o que precisa para ir de viagem para a neve


Veja mais:
Os melhores destinos de neve para ir de carro
Val Thorens: na estância de ski mais alta da Europa

Partilhar