Publicidade Continue a leitura a seguir

Foi nesta ilha de sonho que filmaram o Mamma Mia 2

Conheça os locais que não deve perder na Croácia nas imagens seguintes, clicando nas setas.
Sipan Faz parte das Ilhas de Elafiti, que pertencem a Dubrovnik. A maioria da aristocracia de Dubrovnik construiu nesta ilha as suas casas de férias. Há poucos restaurantes, mas o marisco é sempre fresco e entregue pelos pescadores no próprio dia. É um lugar calmo e perfeito para um passeio à beira-mar. Fica a 30 quilómetros de Dubrovnik.
Parque nacional dos Lagos de Plitvice Bem no centro da Croácia, esta reserva florestal tem cerca de 295 quilómetros quadrados e é um dos locais mais deslumbrantes do país. Os 16 lagos cristalinos cruzam-se entre si num sequência de cascatas e quedas de água. Existem 12 lagos na parte superior do parque e 4 na zona inferior. A água é muito rica em minerais formando à superfície tufa calcária – uma rocha calcária muito porosa. Pode descobrir os segredos deste parque natural percorrendo os 18 km de pontes de madeira e caminhos, ao longo dos lagos. Aqui pode encontrar a cascata com maior altitude, a Valiki Slap com 78 metros.
Lošinj É uma ilha situada no golfo de Kvarner. No século XIX, era o principal porto do Mar Adriático. As aldeias de Veli Lošinj e Mali Lošinj, as principais da ilha, fazem lembrar algumas vilas italianas, como Portofino.
Slavonia A região da Slavonia faz parte da Croácia Central. É banhada por três rios: Sava, Drava e Danúbio. A maior cidade é Osijek. A região não costuma receber grande atenção das pessoas que visitam a Croácia, que habitualmente preferem ir até às praias e ilhas. Mas é um local que merece visita: há aldeias que permanecem genuínas e que não foram invadidas pela multidão. O vinho é também um dos pontos fortes da região.
Praia de Malik Bok, Ilha de Cres No Golfo de Kvarner, entre Ístria e Dalmácia, a ilha de Cres é um verdadeiro paraíso. A ilha é conhecida pelas fabulosas condições climatéricas. Mesmo nos limites da vila de Orlec pode encontrar a praia de Malik Bok. O pequeno areal de seixos é rodeado por longas cadeias montanhosas de calcário. Existem muitos locais de mergulho nesta área, que também é casa do grifo-fouveiro, "primo" do abutre. Se não pretender ficar muito queimado é melhor que traga um chapéu-de-sol, já que nesta praia não há nenhuma sombra.
Parque Natural de Lastovo É a única ilha na Croácia declarada, na sua totalidade, como um Parque Natural. Não tem grandes resorts nem clubes noturnos, e por isso é uma ilha menos turística – tem apenas um hotel. É muito conhecida pelos seus vinhos.
Parque nacional de Paklenica, Starigrad Com mais de 95 quilómetros quadrados de área tem um dos mais belos cenários montanhosos de todo o país. Situa-se na cadeia montanhosa de Velebit que tem mais de 1700 metros de altitude. Esta divide-se em duas grandes formações rochosas – Velika Paklenica (Grande Paklenica) e Mala Paklenica (Pequena Paklenica. É o que divide a Croácia continental da Costa Adriática. Mais de metade do parque está coberto em vegetação e possui uma grande diversidade de espécies animais. A melhor altura para visitar este parque é entre abril e junho.
Korčula Dizem ser a terra de Marco Polo, mas não há certeza disso. A beleza natural da ilha e as suas praias são arrebatadoras. A cidade de Korčula é composta por várias ruelas que começam e acabam no mar. O vinho Grk, feito na ilha, é dos mais conhecidos. A região de Lumbarda merece atenção e um mergulho nas águas transparentes do Mar Adriático.
Praia de Punta Rata, Brela Ao longo da Riviera de Makarska pode encontrar as praias mais deslumbrantes da Croácia. Com a cadeia montanhosa de Biokovo no fundo, a praia de Punta Rata é regularmente considerada uma das melhores do país e do mundo. É um destino de férias frequente para famílias e grandes grupos. Os viajantes podem optar também por alugar uma bicicleta e percorrer os vários trilhos da ilha. A jóia principal da ilha é a «Brela Stone» (Pedra de Brela).
Silba É uma pequena ilha situada no arquipélago de Zadar. Não circulam carros, apenas transportes públicos (tem um diâmetro de 8 quilómetros em linha recta). Silba significa selva, e é esta que preenche a grande maioria da ilha. A praia mais conhecida é Šotorišće, localizada junto à aldeia. Há caminhos que levam a praias menos conhecidas, como as de Tratica e Carpusina.
Unije Unije é uma ilha que pertence ao arquipélago Cres—Lošinj. Não são permitidos carros e tem pouco mais de 85 habitantes nos seus 16,92 km² de área. Tem apenas uma aldeia, também chamada de Unije, onde fica o porto. Aqui é possível apreciar a natureza ao máximo: mergulhar nas águas cristalinas, passear de bicicleta e explorar a floresta. A maioria das praias é ligeiramente afastada da aldeia, e para chegar a elas é preciso passar por caminhos de terra batida.
Parque Natural de Telaščica O Parque Natural de Telaščica é composto por 13 ilhas e ilhéus, seis ilhas dentro da sua baía, e parte da ilha de Dugi Otok. O parque não é habitado e está coberto de prados cultivados - maioritariamente vinhas e oliveiras - e florestas, onde predominam os pinheiros de Aleppo e os carvalhos verdes. Para além disso, a flora é composta por mais de 500 espécies diferentes. A ilha mais pitoresca é a de Katina, e a mais fora do vulgar é a de Taljurić. O lago salgado Mir tem propriedades medicinais e é muito procurado pela sua argila cinzenta.
Palácio de Diocleciano, Split A fachada principal deste palácio está virada para o fascinante porto de Split. É uma das mais imponentes ruínas romanas da cidade e um verdadeiro labirinto para os visitantes. Tem cerca de 38 mil metros quadrados e é o coração e centro da cidade de Split. Não espere o típico palácio ou museu histórico. É um local repleto de ruas com diversos bares, restaurantes e pequenas lojas. Foi construído como uma fortaleza militar, residência imperial e cidade fortificada.
Susak Susak, que em italiano se diz «Salsego» - vem da palavra grega Sansegus e significa oregãos, que crescem em abundância na região. É uma pequena ilha do golfo de Kvamer, com apenas 7 quilómetros de comprimento. As suas praias são diferentes por terem uma camada de areia fina por cima de uma base de calcário. Não são permitidos veículos motorizados e os habitantes vivem apenas numa zona, que se divide em Gornje Selo – a parte mais alta e mais velha da vila - e em Donje Selo – a parte junto ao mar e ao pequeno porto.
Lopud É uma ilha conhecida por ter uma das melhores praias da Croácia, a praia de Sunj. Só tem uma vila, junto à baía e ao porto. Na ilha não podem circular carros, mas é possível alugar bicicletas para dar passeios e apreciar a natureza. Para quem gosta de caminhar, existe um trilho que percorre a quase toda a ilha.
Mercado de Dolac, Zagreb Mesmo no coração da cidade de Zagreb, este mercado de fruta e vegetais é um centro de troca e venda desde de 1930. Surgiu quando as autoridades locais criaram uma área comercial na fronteira entre a Upper e a Lower Towns. Comerciantes de todos os quantos da Croácia deslocam-se diariamente a este mercado para adquirir produtos frescos.
Opatija Riviera Fica situada na costa da Croácia e tem cerca de 40 quilómetros de extensão. No século XIX ficou muito famosa entre a elite austro-húngara como destino de férias de eleição. O Lungomare, um paredão junto ao mar, é perfeito para ver o pôr-do-sol. Aproveite para descobrir a arquitetura e a flora da cidade: os parques de St. Jakob e de Angiolina valem a pena – têm plantas de todo o mundo.
Rab É uma ilha situada no golfo de Kvarner, com apenas 22 quilómetros de comprimento. Em 2008, foi considerada um geoparque. A capital da ilha é a Cidade de Rab, conhecida pelas suas casas medievais, com telhados cor de tijolo e paredes cinzentas. Em julho, acontece o famoso festival medieval («Rabska Fjera»): durante três dias, os habitantes da cidade vestem-se a rigor e regressam ao século XV. São várias as praias de areia da ilha, mas a mais famosa talvez seja a Paradise Beach. A ilha é também conhecida pelas suas praias para naturistas, como a de Sahara.
Lago do Olho do Dragão (Dragon's Eye Lake), Rogoznica Um dos locais mais surpreendentes da costa norte de Dalmácia é o Lago do Olho do Dragão. Com cerca de 10 mil metros quadrados é rodeado por belas cadeias montanhosas. Tem cerca de 15 metros de profundidade e está ligado ao oceano por canais e falhas subaquáticas. À medida que mergulha mais fundo neste lago a temperatura da água começa a aumentar - isto deve-se ao sulfureto de hidrogénio presente na água. Muitos mitos e histórias giram em torno desta antiga região croata. E acredita-se que quem aqui se apaixona será abençoado com amor eterno.
Mljet É uma ilha situada entre a ilha de Korcula e a cidade de Dubrovnik. Diz a lenda que foi aqui que Ulisses passou sete anos dominado pelos encantos da ninfa Calipso. Tem um parque natural – é preciso pagar para ter acesso a ele -, dois lagos de água salgada onde é possível mergulhar, e pequenas aldeias. É conhecida pelos seus vinhos, azeitonas e queijo de cabra.
Gruta Azul de Bisevo É um fenómeno natural que acontece numa pequena gruta, na ilha de Bisevo. Só é possível lá entrar num pequeno barco. Para conseguir apreciar o fenómeno das luzes, visite a gruta entre as 11 horas e o meio dia, num dia de sol. O efeito é criado pelos raios de sol que refletem no fundo de calcário e tornam a água azul.
Catedral de São Dômnio, Split Foi erguido por volta de 311 AD e é um dos antigos edifícios romanos mais preservados nos dias de hoje. E inicialmente era um mausoléu para o imperador Diocleciano. No século V foi convertida numa igreja católica. Saiba também que se visitar esta catedral o bilhete dá-lhe acesso à cripta, sala do tesouro e à pia batismal do antigo imperador romano.
Brijuni É um arquipélago composto por duas ilhas principais e 12 ilhéus. Foi considerado um Parque Nacional em 1983. É possível ficar hospedado na ilha principal, Veliki Brijun, e, para visitar o restante arquipélago, é preciso juntar-se a uma excursão oficial (disponível no próprio parque ou em agências de turismo locais).

Publicidade Continue a leitura a seguir

A pequena ilha de Vis tem um papel principal na sequela do filme Mamma Mia. Com praias surpreendentes, arquitetura do século XVII e restaurantes com o melhor peixe fresco, não é difícil perceber porque é que foi escolhida como cenário do musical.

Uma década depois do filme original ter sido lançado, a sequela Mamma Mia! Here We Go Again estreou a 19 de julho de 2018 nas salas de cinema portuguesas. Desta vez filmado na Costa da Dalmácia, este território croata mascara-se da ficcional ilha grega de Kalokairi, o local principal onde decorre a ação da longa-metragem.

A pequena vila de Komiza. [Imagem: Shutterstock]
O pequeno pedaço de terra no Mar Adriático tem uma área de apenas 89,72 quilómetros quadrados e uma população com cerca de 3 600 habitantes. E apesar de toda a ilha de Vis ser retratada ao longo do filme, a maioria das cenas de ação foram gravadas na fabulosa vila de Komiža.

E se esta vila surge como um dos principais cenários, então a deslumbrante praia de Stiniva é a co-protagonista desta história. Banhada pelo Adriático e rodeada por desfiladeiros, o areal é todo composto por seixo branco e em 2016 foi nomeada a melhor praia da Europa.

A ilha de Vis também é reconhecida pelas suas vinhas de tintos e brancos. Procure experimentar um copo ou outro para uma opinião mais aprofundada.

A maravilhosa praia de Stiniva, Vis. [Imagem: Shutterstock]
Um destino repleto de história e cultura, foi uma importante base naval jugoslava e esteve interdita aos turistas até 1989, sendo um destino pouco conhecido. Mas com as gravações do filme Mamma Mia! Here We Go Again e com a presença do país na final do Campeonato Mundial de Futebol, isso está prestes a mudar.

Com o sucesso esperado para a nova sequela, é previsto que o pequeno ilhéu croata seja invadido por milhares de fãs curiosos. O mesmo que também aconteceu em 2008 com a ilha grega de Skopelos, que foi escolhida para cenário do primeiro filme. Existem alguns hotéis e várias habitações para alugar em ambas as vilas de Vis.

Se pretender descobrir Vis, a TAP tem voos diários para os principais aeroportos de Zagreb e Dubrovnik. Existem ferrys que o transportam de Split numa tranquila viagem de duas horas, entre pequenos ilhéus. Mas se for rico o suficiente pode sempre chegar a esta ilha de helicóptero.

Se não quer só visitar Vis mas também as outras quase 700 ilhas e ilhéus, descubra os locais que não deve perder na Croácia, na fotogaleria acima.

Croácia: 15 locais para visitar de que nunca ouviu falar


Veja também:
Os barcos da Uber chegaram à Croácia e vão facilitar as suas viagens
Croácia: viagem romântica num veleiro na Costa Dálmata