Foto: Pixabay

Os principais museus do Mundo recuperaram a estabilidade após a crise causada pela pandemia que os obrigou a fechar portas. E já atraem o mesmo número de visitantes de outrora.

Uma sondagem realizada pela publicação especializada theartnewspaper.com, aponta que os museus estão a regressar à normalidade e que durante 2023 registaram resultados semelhantes aos de 2019.

Alguns até receberam exatamente o mesmo número de visitantes, como o Rijksmuseum de Amesterdão, que acolheu cerca de 2,7 milhões de pessoas quer em 2019 como em 2023, apoiados pela exposição de obras do neerlandês Johannes Vermeer.

Já o Museu Nacional da Escócia teve a mesma experiência com 2,2 milhões em ambos os anos e o Getty Villa em Los Angeles com 442 mil pré-pandemia e 443 mil em 2023.

Outros museus, porém, ainda lutam pela atenção do público, como os de Moscovo, atingidos pela guerra com a Ucrânia e pelo colapso do turismo estrangeiro, enquanto os dez principais do Reino Unido também estão globalmente 13% abaixo dos níveis registados antes da pandemia.

Por seu lado, os museus de Nova Iorque mantêm a tendência, com o MoMa a registar mais de 2,8 milhões de visitantes em 2023, dois por cento a mais do que em 2018, quando funcionava em plena capacidade antes de abrir portas por apenas seis meses em 2019, para remodelações.

Partilhar