Veja quais são os monumentos mais massacrados pelos turistas, clicando nas setas.
[Fotografias: iStock]
1. Coliseu de Roma, Itália Críticas dos turistas: «É muito caro e não vejo a necessidade de entrar. Porque é que temos de pagar para entrar? Eu não sei, apenas percebia se existisse um espetáculo holográfico de gladiadores ou algo do género.» (Rio K) «Sujo, cheio de lixo e um desperdício. A sinalização não se encontra em condições e está totalmente negligenciada, como o resto de Roma.» (Rafaela H) «Existem muitos monumentos com a mesma idade e melhor preservados que isto, não é grande coisa.» (Carladdelgado).
1. Coliseu de Roma, Itália Resposta do especialista: «O surpreendente nesta construção e o que a torna única, é que chegou aos nossos dias com grande força. Não apenas avaliar a sua beleza, mas experienciar na primeira pessoa os lugares onde os gladiadores e os romanos lutaram.» argumenta o arquiteto Vidal Romero da revista masculina ICON.
2. Torre do Relógio Big Ben, Londres, Reino Unido Críticas dos turistas: «A semana passada visitei o famoso Big Ben e acho que deviam mudar o nome para «Medium Ben». Já vi torres de Lego maiores!» (Aimee T) «É só um relógio, não percebo todo o entusiasmo em torno deste monumento, é literalmente um relógio que vai acabar por ser digital daqui a 30 anos.» (Montgomery S) «É bastante desapontante, muito mais pequeno do que estava à espera.» (Stephen H).
2. Torre do Relógio Big Ben, Londres, Reino Unido Resposta do especialista: O jornalista e poeta Ignacio Vleming respondeu: «este é o elemento mais conhecido do Palácio de Westminster, casa do Parlamente Britânico, que tem sido um edifício inglês privilegiado desde dos tempos medievais. Durante décadas foi o maior relógio do mundo e é uma peça única, moderna e precisa. É considerado um símbolo de histórico e o notório emblema do Reino Unido.»
3. Torre Eiffel, Paris, França Críticas dos Turistas: «Não é que seja muito exigente, gosto de ser justo com os meus comentários e eles são normalmente amigáveis, mas isto é uma monstruosidade! É muito mais feia do que nas imagens e não era capaz de impressionar a minha avó. Uma visita cara e aborrecida.» (deenkies) «A falta de manutenção é brutal, existe um nível de corrosão que só pode ser encontrada nos livros. A Torre só pode ser vista à distância.» (Luis S) «Parece impressionante e espetacular mas quando se aproxima a área parece um campo de batalha. Está em remodelações e cheia de barreiras para os turistas.» (Paskynager).
3. Torre Eiffel, Paris, França Resposta do especialista: «A Torre Eiffel é um manifesto de como é possível construir uma estrutura impressionante de ferro, e é preciso manter isto em mente. A Torre é um grande avanço técnico a nível de construção com ferro e possui grande valor.» reconhece o arquiteto Pablo Rey.
4. Estátua da Liberdade, Nova Iorque, EUA Críticas dos turistas: «Existem tantas coisas para ver e se não visitar a Estátua não vai notar diferença.» (Ruggiada) «Fiquei desapontada, pensava que ia ser uma experiência fantástica mas não era assim tão grande.» (marianadesautu).
4. Estátua da Liberdade, Nova Iorque, EUA Resposta do especialista: «É o verdadeiro símbolo de uma das mais populares cidades do mundo, é a primeira paisagem que tem quando chega aos EUA. Com um grande contributo histórico, era este o monumento que recebia os imigrantes que viajavam para a América em busca de novas oportunidades.» disse o arquiteto Vidal Romero.
5. Grand Canyon de Colorado, Arizona, EUA Críticas dos turistas: «Sobrevalorizado e aborrecido. Não há muito para ver, apenas muitos selfies sticks prontos para lhe tirar um olho. Não compensa gastar o seu tempo e dinheiro aqui, se já viu fotografias na internet é o suficiente.» (Schloo55).
5. Grand Canyon de Colorado, Arizona, EUA Resposta do especialista: Segundo Pablo Rey: «este canyon tem cerca de 70 milhões de anos e um grande valor como paisagem geológica. A sua profundidade é única.»
6. Taj Mahal, Angra, Índia Críticas dos turistas: «A visita foi um desastre do início ao fim. O palácio não se aprecia totalmente porque está rodeado de pobreza e sujidade e a entrada é demasiado cara.» (mariongaete), «A pior maravilha do mundo, honestamente não vale o esforço de viajar para aqui e há muitos comerciantes e mendigos agressivos. É uma experiência sobrevalorizada e existem mil milhões de turistas com selfie sticks. Muitas pessoas podem adorar o Taj Mahal mas quando o visitei com quatro amigos estávamos todos ansiosos por sair dali.» (Dougboat).
6. Taj Mahal, Angra, Índia Resposta do especialista: «É um pouco paradoxal que o monumento mais conhecido da Índia, um país maioritariamente Hindu, foi construído pelo imperador muçulmano Shah Jahan. É um belo exemplo da arquitetura Mughal e combina influências da tradição árabe, persa e indiana, enfatizando a sua integração no ambiente que o rodeia.» afirmou o jornalista e poeta Ignacio Vleming.
7. Ponte Golden Gate, São Francisco, EUA Críticas dos turistas: «Não é nada como os anúncios sugerem. Quando cheguei com a minha mulher descobrimos que a cor da ponte não era exatamente como aparece na maioria das fotografias.» (Elmeryethel), «É apenas uma ponte. Existem muitas pontes únicas e deslumbrantes no mundo, mas esta não é uma delas. Quando a vi pela primeira vez não queria acreditar o quão medíocre era.» (shanerdog62).
7. Ponte Golden Gate, São Francisco, EUA Resposta do especialista: «É preciso olhar para os edifícios e contextualiza-los com a altura em que foram construídos. A Golden Gate começou a ser erguida em 1933 e foi uma grande inovação, apesar de já ter sido ultrapassada por outras pontes.» explica o arquiteto Vidal Romero.
8. Monte Rushmore, Dakota do Sul, EUA
Críticas dos turistas: «Não compensa viajar 40 minutos para ver este monumento. A escultura está partida e é o símbolo de presidentes que já não são relevantes. Era muito melhor se deixassem as montanhas intactas. Estacionar o carro perto do monte custa 15 dólares e o monumento apenas comemora os belos lugares que foram destruídos para honrar pessoas ricas que já morreram.» (Brian S).
8. Monte Rushmore, Dakota do Sul, EUA
Resposta do especialista: De acordo com Vidal Romero: «este é um monumento que demonstra a força por parte dos EUA. Um exemplo de vaidade e é preciso valoriza-lo dessa perspetiva. Não penso que foi construído a pensar na sua beleza.».
9. Portões de Petra, Jordânia
Críticas dos turistas: «Não merece ser uma das Sete Maravilhas do mundo. Ao chegar ao local, vai ver apenas o que aparece nas fotografias. Pensava que ao entrar ia encontrar arte nas paredes e peças arqueológicas, mas nada. Pode encontrar a imagem na internet e assim poupa dinheiro, esforço e tempo.» (Aduusa A).
9. Portões de Petra, Jordânia
Resposta do especialista: «O seu valor é inegável, é o único templo no mundo cravado na rocha. Na Jordânia existem vários templos nas montanhas, mas este foi o primeiro.» assegura o arquiteto Pablo Rey.
10. Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
Críticas dos turistas: «A melhor parte da visita foi poder tirar uma fotografia à frente da catedral e publica-la no Facebook. O resto foi terrível.» (Alek S), «A cor usada nos interiores é de muito mau gosto e a Catedral de São Petersburgo é muito melhor.» (Sathyanarayanan S).
10. Catedral de São Basílio, Moscovo, Rússia
Resposta do especialista: O arquiteto Pablo Rey disse: «As cúpulas originais e as cores escolhidas conferem uma fantasia visual que não pode ser encontrada em mais nenhum lado.»
11. Torre de Belém, Lisboa, Portugal Críticas dos turistas: «É muito pequena e lá dentro há muito pouco para fazer. Na minha opinião, os seis euros de entrada são excessivos e a vista do lado de fora é suficiente para mim. No interior as multidões de turistas, que sobem e descem a escadaria em espiral, não são organizadas. Não quero pensar o que poderia acontecer em caso de emergência.» (Rago08).
11. Torre de Belém, Lisboa, Portugal Resposta do especialista: O arquiteto Vidal Romero explicou: «arquitetonicamente, esta construção militar tem um grande valor e é um dos exemplos mais importantes das construções portuguesas do reinado de Manuel I. O problema é que hoje as pessoas viajam à procura de um fotografia sem recolher as informações necessárias sobre o local que visitam. Se souber a história da Torre de Belém é muito mais fácil perceber e absorver o que aconteceu há cinco séculos atrás.»
12. Panteão de Agripa, Roma, Itália
Críticas dos turistas: «Pode evitar o grande percurso para aqui chegar, é apenas um enorme buraco no teto. Faça um buraco num pedaço de cartão preto e olhe para o céu, a experiência vai ser a mesma que visitar o Panteão de Agripa».» (740rupertw).
12. Panteão de Agripa, Roma, Itália
Resposta do especialista: «Com mais de 20 séculos de história, este panteão continua a ser hoje um dos edifícios mais impressionantes do mundo. Na sua construção foram usadas técnicas inovadoras, desde materiais leves a cimento. Não é apenas um grande exemplo de arquitetura clássica mas também teve um grande influência em outros locais do mundo. Praticamente todos os artistas e escritores que visitaram este Panteão ficaram perplexos com esta inovação da arquitetura.» afirmou Ignacio Vleming.
13. A Grande Muralha da China, China
Críticas dos turistas: «Esta é a derradeira armadilha para os turistas, se quiser pagar para andar a desviar-se de pessoas, esta à vontade para visitar a muralha.» (K80Sill), «Porquê é que deveria impressionar os visitantes se é apenas uma muralha? Já vi paredes mais bonitas que isto.» (woodywoodpecker51), «É tudo falso. Nenhuma das pedras é original e parece tão recente que não é preciso ser um entendido em arquitetura para perceber que é uma réplica.» (Guggo).
13. A Grande Muralha da China, China
Resposta do especialista: Segundo o arquiteto Pablo Rey: «é incrível como foi possível o Homem ter capacidade para construir esta enorme fortaleza para proteger a fronteira norte da China. Apenas pode visitar uma secção da muralha e não é muito impressionante porque não a pode apreciar toda. E nunca se pode esquecer da dimensão total – os impressionantes 21 196 quilómetros.»
14. Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
Críticas dos turistas: «A paisagem é bonita mas a escultura em si não é nada de especial. Guarde o seu dinheiro e veja algumas fotografias na «National Geographic». O facto de A estátua ser tão popular confirma que não existe muito para fazer no Rio de Janeiro, sem ser ir à praia.» (Discriminating_8), «é uma visita que pode ser evitada tranquilamente, se tiver tempo e dinheiro pode ir, mas existem milhares de turistas. É apenas uma ação de marketing.» (Santhofco).
14. Cristo Redentor, Rio de Janeiro, Brasil
Resposta do especialista: Ignacio Vleming afirmou: «o importante sobre a escultura de 38 metros é o seu simbolismo: foi construído em 1922 com o propósito de acabar com ateísmo.».
15. Empire State Building, Nova Iorque, EUA Críticas dos turistas: «Não compensa a visita a este edifício, a vista é razoável mas existem outras bem melhores.» (helsvr), «a típica competição de ver quem constrói o maior prédio do mundo e quando visita-o é apenas um grande vazio.» (gdfgdfgdfgdgdfg).
15. Empire State Building, Nova Iorque, EUA
Resposta do especialista: «Inaugurado em 1931, foi o maior edifício do mundo ao longo de 40 anos e cenário para várias cenas de filmes. É um grande exemplo de Art Deco e das técnicas desenvolvidas durante o período de guerra. Destaca o uso do aço na arquitetura.» disse Ignacio Vleming.
Não é surpresa que os habitantes de algumas cidades se sentem frustrados com o número de turistas, mas os viajantes também estão irritados. E os monumentos destes destinos começam a ser bastante criticados na plataforma de viagens TripAdvisor. Leia os comentários na fotogaleria acima.
O jornal espanhol El País elaborou uma lista dos 15 monumentos mais massacrados pelos turistas no TripAdvisor. Reuniu vários comentários dos utilizadores mais irritados da plataforma, assim como a resposta de especialistas aos comentários sobre as estruturas.
Barulho, lixo e pouco interesse são algumas das razões que os turistas apresentam. E Portugal não escapa à raiva destes utilizadores, um dos monumentos nesta lista é português e bem conhecido por todos.
Conheça quais são os monumentos mais massacrados pelos turistas no TripAdvisor, e qual é o português, na fotogaleria acima.