Publicidade Continue a leitura a seguir

Usa o Wi-Fi em hotéis? Cuidado com os hackers

Veja as fotografias e conheça estes 12 segredos que os hotéis de cinco estrelas não querem que saiba, clicando nas setas. [Imagens: Shutterstock]
1. O estatuto social importa - as pessoas importantes ou os hóspedes fiéis são colocados na lista de «atenção especial».
2. Geralmente já sabem quem os hóspedes são antes de estes chegarem ao hotel.
3. O comportamento de cada hóspede fica registado num banco de dados, para que um melhor serviço possa ser prestado na estada seguinte.
4. Os funcionários do hotel não podem entrar nos quartos se o sinal de não incomodar estiver colocado.
5. Habitualmente oferecem quartos gratuitos a celebridades ou Instagram influencers.
6. Eles nunca vão revelar quem fica no hotel.
7. Eles vão proteger a privacidade de cada hóspede se estiver a ter um caso com alguém.
8. Os hóspedes serão melhor tratados se derem gorjetas.
9. Os hotéis de cinco estrelas também têm baratas, principalmente nas cozinhas.
10. Há vantagens que eles não anunciam, como uma garrafa de champanhe gratuita ou um upgrade de quarto.
11. Os hóspedes terão acesso a estes benefícios fazendo amizade com o concierge ou sendo simpáticos com o chefe de reservas.
12. Nunca saberá se alguém morrer no hotel - e isso acontece diariamente em todo o mundo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

É melhor ter atenção da próxima vez que ligar o wi-fi num hotel.

Um relatório assustador revela como os hackers podem roubar os seus dados pessoais usando um Wi-Fi de hotel falso.

Uma investigação especial realizada pelo Today show, nos Estados Unidos, revelou o quão fácil é para os criminosos cibernéticos entrarem no seu telefone e roubarem as informações do seu cartão de crédito, enquanto está sentado à beira da piscina a apanhar sol.

O jornalista de investigação Jeff Rossen recrutou um especialista em segurança para criar hotspots de Wi-Fi falsos no hotel Grand Fiesta Americana, em Cancún, no México.

A dupla conseguiu enganar alguns turistas, dando ao seu Wi-Fi nomes semelhantes ao Wi-Fi oficial.

Quando os turistas iniciaram a sessão naquela rede de Wi-Fi, o hacker conseguiu espiá-los e ver as suas compras, detalhes do voo e informações bancárias.

O jornalista percorreu o resort seguindo os turistas através dos telemóveis, antes de se encontrar com eles na praia para avisá-los dos perigos que corriam.

Os turistas ficaram atordoados com a facilidade com que foram enganados. O repórter ofereceu-se, depois, para dar dicas de como estar seguro durante as férias.

A dica mais fácil é desligar o o Wi-Fi público ao fazer compras online através do telemóvel e usar antes a rede móvel para fazer essas transações – é verdade que pode sair mais caro na conta telefónica, mas irá mantê-lo protegido contra hackers.

Rossen também pediu aos utilizadores do Wi-Fi dos hotéis para «esquecerem a rede» quando andam de um lado para outro, para evitar o login automático.

Por fim, o jornalista aconselhou a testar o Wi-Fi colocando o número de quarto errado, quando solicitado. Se ainda assim tiver acesso à Internet, saberá que é fraude e que permitirá que qualquer pessoa se ligue à rede. Se for legítimo, será rejeitado até colocar os dados verdadeiros.

As famílias australianas foram avisadas durante o período de férias de verão para ter acesso cuidadoso às redes Wi-Fi gratuitas que podem não ser seguras.

E este erro pode ser dispendioso. A polícia austríaca informou que tinham roubado um homem em 155 mil na moeda digital Bitcoin depois de este se ter conectado à rede Wi-Fi pública não segura do restaurante.

Percorra ainda a fotogaleria acima para descobrir 12 segredos que os hotéis de cinco estrelas não querem que saiba.

O segredo para ter Wi-Fi grátis em todos os aeroportos do mundo


Veja também:
Mitos sobre os hotéis em que todos acreditam
Estes são os lugares mais sujos dos quartos dos hotéis