Produzido por:

Apesar de ser já um destino bastante usual, existem alguns cuidados que não devem ser esquecidos. Tome nota:

1 – NUNCA ESQUEÇA DA CONSULTA DO VIAJANTE

Antes de partir, informe-se com quem sabe, e no que se refere a cuidados de saúde, nada melhor do que fazer a consulta do viajante sem sair de casa. Na consulta do viajante disponibilizada gratuitamente pela Multicare aos seus clientes poderá esclarecer todas as dúvidas sobre os cuidados necessários a ter antes, durante e depois da sua viagem. Este serviço está disponível de segunda a sexta das 09h00 às 19h00. Basta ligar para a Medicina Online (tel.: 808782424 ou +351215 556073). A equipa médica fará uma avaliação personalizada da sua história clínica e do itinerário de viagem para lhe dar um aconselhamento personalizado sobre os cuidados recomendados. Após a consulta, uma síntese do aconselhamento médico personalizado ser-lhe-á enviada por e-mail. Durante a viagem, a equipa médica da Medicina Online continuará à sua disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, para aconselhamento e esclarecimento de eventuais questões médicas.

Quer experimentar?

Tem a oportunidade de efetuar gratuitamente a consulta do viajante da Multicare Medicina Online, mesmo não sendo cliente. Basta contactar o 808 78 24 24 e apresentar o código promocional Consulta Viajante VM0002. Aproveite esta oferta, em parceria com a Multicare, e tenha umas férias descansadas e protegidas.

2LEVE CONSIGO OS CONTACTOS ÚTEIS

Se vai para a Tailândia, não deixe de levar os contactos da embaixada portuguesa e de alguns centros médicos de referência. Mal não faz, certo?

Ora tome nota:

Embaixada de Portugal na Tailândia
26, Bush Lane, Bangkok 10500
Tel.: +66 2 234 2123
E-mail: [email protected]

Bangkok Hospital
2 Soi Soonvijai 7, New Petchburi Rd., Huaykwang, Bangkok 10310
Tel.: +66 2 310 3000

Bumrungrad International
33 Sukhumvit Soi 3, Khlong Toei Nuea, Wattana Bangkok 1011
Tel.: +66 2 066 8888

Bangkok Hospital Phuket
2/1 Hongyok Utis Road, Muang District, Phuket, 83000
Tel.: +66 76 254 425

Sukhothai Hospital
2/, 139/2 1, Ban Kluai, Mueang Sukhothai District, Sukhothai 64000
Tel.: +66 55 610 903

3 – CONSELHOS DE SAÚDE
Na consulta do viajante da Multicare Medicina Online, fica prevenido

Vacinas recomendadas:

Vacina da hepatite A e da febre tifóide. A hepatite A é uma doença viral aguda, normalmente benigna e assintomática. Transmite-se por água e alimentos contaminados e pode dar uma sintomatologia de febre, cansaço, náuseas/vómitos e icterícia. A febre tifoide é uma doença, normalmente benigna, provocada pela bactéria Salmonella typhi. O contágio acontece pelo consumo de água e alimentos contaminados.

A febre amarela não existe na Tailândia, pelo que não é necessária a vacina. As vacinas da raiva e da encefalite japonesa não estão indicadas para o seu tipo de viagem. No caso de permanecer mais de seis meses, ter contacto próximo com a população, assim como fazer tatuagens ou piercings, deverá também tomar a vacina da hepatite B.

Se vai estar mais de trinta dias e tiver contato frequente com animais, especialmente cães e macacos, recomenda-se a vacina da raiva. Tenha o boletim de vacinas atualizado, com o tétano. A vacinação deve ser feita até duas semanas antes da viagem.

Medicação recomendada:

O risco de paludismo/malária é reduzido, apenas se recomenda fazer profilaxia a pessoas que queiram fazer trekking, de dois dias ou mais, em zonas de selva a norte de Chiang Rai e nas zonas de fronteira com o Camboja. A malária é uma doença provocada por parasitas do género Plasmodium e é transmitida pelo mosquito Anopheles. O quadro clínico carateriza-se por febre alta, calafrios, mialgias e artralgias, náuseas e mal-estar geral. No caso de estar a pensar viajar por estas zonas de risco por um período igual ou superior a dois dias, recomenda-se o tratamento profilático e medidas de proteção antimosquito.

Analgésicos/ antipiréticos (paracetamol); antidiarreicos, probióticos e sais de rehidratação

oral; Anti- Histaminicos; Antibiótico (de acordo com prescrição médica). Tratamento para as picada de insecto (pomadas); repelente de mosquitos e medicação habitual.

Outras recomendações:

Na Tailândia existem também dengue e zika. Trata-se de doenças virais, normalmente benignas e que na maioria dos casos são assintomáticas ou dão apenas uma sintomatologia leve parecida com uma gripe. A transmissão acontece através da picada do mosquito Aedes. Como são doenças virais para as quais não existe vacina, a única prevenção consiste em aumentar as medidas antimosquito, com o uso intensivo dos repelentes indicados, cobrir os braços e as pernas, sobretudo ao entardecer, dormir com ar condicionado (os mosquitos fogem do frio) e nas zonas rurais utilizar mosquiteiras.

As mulheres grávidas, ou que pretendam engravidar nos próximos meses, não devem viajar para a Tailândia porque a infeção por zika pode causar sérios defeitos congénitos. Os viajantes também devem usar preservativo durante e após sua viagem para evitar a transmissão sexual de zika.

4 – CUIDADOS NO DIA-A-DIA

Roupa e calçado

Usar roupa confortável e leve de fibras naturais (algodão, linho), cores neutras de manga comprida e calças longas (até ao pé), especialmente ao anoitecer e durante a noite, para evitar as picadas dos insetos. O calçado deve ser cómodo e fechado. Para viajar não use sapatos novos, por estrear, pois podem provocar bolhas e feridas por fricção na pele.

Proteção solar

Use óculos de sol com proteção ultravioleta, chapéu e creme de proteção solar fator 50+ e resistente à água. Os cremes atuam durante duas horas, pelo que deve fazer várias aplicações ao dia, a cada duas horas preferencialmente.

Banhos

Evite banhos em águas doces, especialmente lagos e águas paradas. Podem estar contaminadas por parasitas capazes de atravessar a pele. A água do mar ou das piscinas de hotel se estiver bem clorada não implica risco de doenças transmissíveis.

Proteção contra insetos

Evite o contacto com qualquer tipo de animal. Verifique bem se a roupa e o calçado estão livres de mosquitos antes de os usar. Nunca caminhe descalço. Use repelente de mosquitos que contenha DEET com uma concentração >30% ou IR3535. Para crianças use repelentes próprios para idade pediátrica. O efeito dos repelentes dura seis horas e deve ser aplicado por cima dos cremes solares.

Água

35% a 50 % dos viajantes sofrem pelo menos um episódio de diarreia. Recomenda-se a ingestão regular de líquidos para prevenir a desidratação. Beba sempre água engarrafada e selada. Não consuma cubos de gelo nem bebidas que não tenham sido abertas na sua presença. Lave sempre os dentes com água potável e/ou engarrafada.

Alimentos

Não se esqueça do seguinte conselho: ferva, lave, descasque, ou então não coma. Não ingira alimentos de venda ambulante nem alimentos crus ou semicrus. Não coma fruta previamente descascada nem com pele. Recuse leite ou derivados não pasteurizados.

5 – IR E VOLTAR

A Tailândia é um destino de muitas e boas experiências. Para que não traga más recordações nem passe por momentos complicados, recomenda-se a organização de um kit de medicamentos que pode ser muito útil. Os medicamentos pessoais devem viajar na mala de mão e nas suas embalagens originais para evitar perdas e problemas nas fronteiras.

No regresso

As doenças tropicais podem manifestar-se algum tempo depois da viagem. Se tiver febre, diarreia ou lesões na pele, não hesite em consultar um médico e informá-lo da viagem que fez. Se for cliente Multicare pode fazê-lo 24 horas por dia, sete dias por semana, ligando para a Medicina Online sem quaisquer custos para si. Se durante a viagem teve sintomas idênticos a uma gripe, contacte o seu médico assistente no caso de pretender engravidar nos seis meses após a viagem.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.

Partilhar