Os Açores vão receber uma expedição inédita: a Açores Atlantis 2019. Em setembro e outubro, especialistas mundiais irão navegar ao largo desta ilhas portuguesas promovendo a responsabilidade ambiental e o respeito pelas espécies marinhas, em prol da harmonia do oceano.

Promovida pela plataforma Oceans and Flow, esta expedição vai arrancar no próximo mês de setembro, no grupo ocidental do arquipélago dos Açores, com cinco grandes ações.

Esta expedição tem início com a viagem Açores-Atlantis, que decorre entre os dias 10 e 17 de setembro. A aventura contará com o apoio de um grupo de especialistas, que receberá dez participantes na Ilha de São Miguel, que serão convidados a «aprofundar a sua relação com o oceano e consigo mesmos, enquanto fortalecem a sua consciência ambiental», lê-se em comunicado.

Entre 20 e 29 do mesmo mês, dois veleiros com 13 pessoas a bordo irão visitar várias ilhas ao longo de 10 dias, com o propósito de «desenvolver práticas na Natureza como método para melhorar a escuta profunda do oceano, integrar a responsabilidade ambiental e respeitar as espécies marinhas». Esta viagem contará com a presença de figuras como Matthieu Paley, fotógrafo da National Geographic, e Juliana Marinho, jornalista da WWF-Brasil. Desta viagem nascerá o documentário «Song for Atlantis», realizado por Gustavo Neves.

A Expedição Açores Atlantis 2019 integrará também as Ocean Talks. Estas sessões de palestras para a comunidade local decorrerão no dia 1 de outubro, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada.

Para além dos projetos anteriores, a primeira edição desta expedição inclui ainda uma ação de limpeza de praia, a Eco Ação, que decorrerá a 6 de outubro às 9h00, na Ribeira Grande, São Miguel. Esta iniciativa contará com o envolvimento da comunidade.

«A Expedição Açores Atlantis 2019 é um evento que junta os conceitos de “Viagem e Comunicação Social”, apresentando o trabalho de uma tribo aquática em busca de harmonia pelo Oceano. Financiada por parceiros estratégicos, esta equipa, que foi selecionada pelas suas competências aquáticas, experiência fotográfica e impacto na comunicação social global, apresenta os Açores como destino essencial para escutar a Natureza e conectar-se com o meio ambiente. Sempre envolvendo e contando com o apoio da comunidade local», afirma Violeta Lapa, principal mentora e produtora desta Expedição, em comunicado.

Clique aqui para saber mais detalhes sobre os projetos que fazem parte desta iniciativa e para conhecer melhor a equipa de especialistas que integra a Expedição Açores Atlantis 2019. Percorra ainda a fotogaleria para ver algumas imagens da expedição.

Imagem de destaque © Peregrinus Studio

Açores: a ilha do Faial é um destino de excelência no arquipélago


Veja também:
Açores: roteiro em Ponta Delgada, ao ritmo da ilha
De Lisboa aos Açores a bordo do Santa Maria Manuela

Partilhar