Veja as fotografias e conheça estas 12 ilhas da Ásia para fugir às multidões, clicando nas setas.
[Imagens: Shutterstock/D.R]
1. Ilha de Samosir, Indonésia
Situa-se no meio do Lago Toba, o maior lago vulcânico do mundo. A aldeia Tuk Tuk tem bungalows, cafés e bares junto à costa do lago. A ilha é também palco da cultura tribal local de Batak, com vários monumentos na aldeia de Ambarita.
2. Tokunoshima, Japão
É uma das ilhas Amami e é conhecida pelas touradas sem sangue, equivalentes às lutas de sumo humanas. As praias vazias, as estranhas formações rochosas da sua costa e marcas da Segunda Guerra Mundial são algumas das atrações da ilha. Tokunoshima é também o local com a maior percentagem de pessoas que vivem depois dos 100 anos.
3. Ilhas Andaman, Índia
O arquipélago de Andaman tem pedaços de uma Índia moderna e lembranças do mundo antigo. Para além disso, tem inúmeras praias, baías e recifes de coral. Há muitas atividades para fazer: pescar com os locais na praia Corbyn's Cove, fazer mergulho nas águas do Parque Nacional Marinho Mahatma Gandhi, aproveitar as vistas e o cheiros do Aberdeen Bazaar, em Port Blair.
4. Con Dao, Vietname
Con Dao oferece praias com palmeiras, recifes de corais e florestas exóticas. Para não falar dos luxuosos hotéis na praia. A melhor forma para visitar a ilha é alugar uma mota. Entre maio e outubro, é possível ver as tartarugas porem os seus ovos na praia e, quem sabe, até ver as crias a nascer.
5. Hokkaido, Japão
Esta é uma das poucas ilhas do Norte do Japão que ainda tem lugares que não foram alterados pela mão humana. A paisagem variada da ilha apresenta vulcões cobertos de neve, fontes termais, lagos e florestas. As suas fontes termais são muito conhecidas e têm diversos benefícios para a saúde.
6. Lampi, Myanmar
É a maior ilha do Parque Nacional Marítimo com o mesmo nome. Para além de praias quase privadas, Lampi oferece também florestas, autênticos jardins de corais e tradições marítimas locais. Para além de toda uma vida selvagem única, esta ilha é também o refúgio para os Moken - conhecidos como os «ciganos do mar» -, um dos grupos étnicos mais pequenos de Myanmar e que vivem na ilha há várias gerações.
7. Palawan, Filipinas
Fica no sudoeste das Filipinas e é uma ilha pouco desenvolvida. Os tesouros naturais de Palawan incluem o rio subterrâneo de Puerta-Princesa e os jardins de coral do Parque Natural de Recifes Tubbataha, ambos Património Mundial da UNESCO. As praias de areia branca são únicas e ainda não foram invadidas por resorts e hotéis.
8. Koh Phayam, Tailândia
Apesar de a Tailândia ter sido invadida por resorts de luxo, a ilha de Koh Phayam continua a lembrar o passado do arquipélago e a fugir às multidões. A sua população é de cerca de 500 pessoas. A atenção costuma recair na Aow Yai Bay, praia também conhecida como Long Beach ou Sunset Beach.
9. Koh Rong, Cambodja
É certamente uma viagem no tempo e lembra aquilo que Ko Samui era há 30 anos. Koh Rong continua longe da invasão dos turistas, apesar de ser um autêntico paraíso. Tem 23 praias e várias florestas para quem gosta de aventura e natureza.
10. Pangkor, Malásia
É uma pequena ilha na costa oeste da Malásia, longe das multidões. Acaba por ser ofuscada por outros destinos como Penang e Langkawi. A pesca e a construção de barcos continuam a ser as principais ocupações dos habitantes de Pangkor. A costa este da ilha é ocupada por pequenas casas de madeira, construídas sobre o mar e sobre a areia.
11. Raja Ampat, Indonésia
É considerado um dos melhores locais de mergulho do mundo. Raja Ampat é também o lar de recifes de coral repletos de biodiversidade. Pensa-se que possam existir mais de 1300 espécies marinhas e cinco espécies de tartarugas marinhas raras. Para além das praias paradisíacas, a ilha tem também florestas selvagens e locais para fazer escalada.
12. Ulleung-Do, Coreia do Sul
É uma ilha vulcânica, a 120 quilómetros da Coreia do Sul. Os amantes de aventura gostam da floresta e dos seus terrenos íngremes. Há uma caminho de bicicleta com cerca de 70 quilómetros. A cozinha tradicional da ilha vale muito a pena.
A Ásia é um continente que tem estado na moda nos últimos tempos. Se antigamente era fácil encontrar praias sem ninguém, hoje torna-se mais difícil.
Mas não desanime, a Ásia tem ilhas para todos os gostos: praias paradisíacas com palmeiras ou florestas cheias de vida selvagem.
A CNN Travel encontrou 12 ilhas na Ásia capazes de fazê-lo perder a noção do tempo, cujas culturas tradicionais e paisagens que não foram alteradas pela mão humana.
Ainda está com dúvidas? Conheça os destinos que ainda não foram invadidos pelas multidões, na fotogaleria.