Acaba de regressar a casa depois de umas férias – o corpo bronzeado, a alma revigorada e talvez uns quilinhos a mais. Até aqui tudo bem. O problema surge depois, quando é preciso mentalizar-se de que no dia seguinte regressa ao trabalho e à rotina do dia-a-dia.

E-mails por ler, reuniões – é altura de saber o que se passou na sua ausência. E é aí que uma sensação de ansiedade atinge muita gente.

De acordo com o Josh Klapow, psicólogo clínico e co-apresentador do programa de rádio «The Web», é normal que as pessoas se sintam stressadas ou desorientadas quando regressam das férias. «O regresso ao ritmo mais rápido do dia-a-dia, o trabalho que se acumulou, as responsabilidades e todos os afazeres criam, muitas vezes, um sentimento de ansiedade, medo e até mesmo de tristeza, que podem acabar com tudo aquilo que as férias trouxeram de bom», afirma.

É uma experiência comum a muitos, aliás para bem mais do que seria de esperar, principalmente para os norte-americanos, que não costumam tirar férias regularmente. O medo de lidar com o stress pós-férias pode ser, por vezes, mais uma razão para as pessoas tirarem férias menos vezes ou em períodos mais curtos. Segundo Klapow, a ansiedade associada ao regresso das férias pode desencorajar-nos a tirar férias futuramente. Mas o problema não são os períodos de descanso – é a sua abordagem, diz Klapow. «Se aproveitadas de forma correta, as férias podem reduzir o stress, rejuvenescer o corpo e a mente, e carregar as baterias emocionais para quando voltar ao trabalho», explica.

A chave para se preparar para uma viagem relaxante e, depois, uma adaptação suave ao regresso ao trabalho resume-se a uma preparação feita antes e durante o período de férias. «Prevenir o stress pode ser feito antes de partir, durante as férias e depois de chegar a casa», conta Klapow.

Descubra algumas dicas para prevenir o stress pós-férias, na fotogaleria acima.

Partilhar