Está na altura de preparar os disfarces. A 31 de outubro, vampiros, bruxas, serial killers, cavaleiros sem cabeça e mortos-vivos saem à rua para celebrar a noite mais assustadora do ano. Eis uma lista de cidades internacionais onde a festa é total.

Texto de Tiago Constantino

Ao contrário do que se pode pensar, a celebração do Dia das Bruxas não nasceu nos Estados Unidos da América, mas sim na Irlanda. A noite de Halloween tem origem no antigo festival celta Samhain, que comemorava o fim do verão e o início do inverno. Popularizado no século XIX, acreditava-se que era o dia em que as almas dos mortos voltavam a casa para visitar os familiares e aquecerem-se em torno da lareira. Uma tradição que ainda hoje é assinalada no mesmo dia.

Os costumes são diferentes pelo mundo e cada cultura tem a sua forma de relembrar os mortos – desde cerimónias religiosas a desfiles de máscaras arrepiantes. As atividades mais comuns são a decoração de casas e estabelecimentos, as festas temáticas, as atrações assombradas e as histórias e filmes de terror. Sem esquecer, é claro, a opção preferida das crianças – o «doce ou travessura».

O Halloween, como o conhecemos hoje, é uma mistura de tradições integradas na cultura dos EUA, que surge agora um pouco por todo o mundo. Apesar de esta data ser cada vez mais popular e comercial, há outras tradições locais que assinalam o Dia dos Mortos e que ainda resistem aos tempos modernos.

Da América do Norte à Ásia, pode encontrar cerimónias como o Dia de los Muertos e o Festival de las Calaveras, no México, vários festivais dedicados inteiramente ao Samhain, na Escócia e na Irlanda, ou na cidade que é famosa pela caça às bruxas, Salem, e até grandes festas temáticas organizadas pela comunidade LGBT, em Banguecoque. Na Roménia, o castelo do conde Drácula também se transforma para receber os viajantes no Dia das Bruxas.

Ao contrário do que se pode pensar, a celebração do Dia das Bruxas não nasceu nos Estados Unidos da América, mas sim na Irlanda.

Este costume é muito recente em Portugal, data dos anos 1980, mas já há vários séculos que as crianças no dia 1 de novembro saem à rua para pedir pão por Deus – tradição portuguesa de dar bolos secos às pessoas que ajudavam nas colheitas.

No epicentro de uma fusão de culturas, o Halloween é uma pequena escapadela do mundo real. No caso de dúvida, não tenha medo, arrisque no destino que achar mais assustador.

Conheça melhor os 10 destinos abaixo:

As celebrações de Halloween não são apenas um costume ocidental. No Oriente, o espírito de festa também está presente e Hong Kong é conhecida por ser capital do Halloween na Ásia. Aqui, não existe a tradição de andar de porta em porta a pedir «doce ou travessura», no entanto a cidade é conhecida por outros dois grandes motivos. O Yue Lan – Festival dos Fantasmas – é o primeiro e não é apenas uma festa, é uma adoração aos espíritos dos antepassados que já partiram. O segundo evento é mais comercial, direcionado a imigrantes americanos e canadianos, e decorre na Disneyland de Hong Kong – o anual Halloween Bash. Os bares da Praça Lan Kwai Fong são conhecidos por organizarem enormes festas todos os anos. Uma bela alternativa, não?

Mais informações:
» discoverhongkong.com/eng/index.jsp
» hongkongdisneyland.com/?located=true
» oceanpark.com.hk/en/park-experience/halloween-fest-2018

Na Tailândia há liberdade suficiente para tomar as próprias escolhas e existe um grande número de crentes budistas no país. Mas templos dedicados a antepassados e a antigos espíritos são comuns nas regiões tailandesas. Para quem nunca antes pensou em Banguecoque para festejar o Halloween, não sabe o que está a perder. Normalmente, a maioria das festas temáticas, com bruxas e fantasmas, é organizada pela comunidade LGBT, que tem grande força na cidade. Há áreas e ruas que são decoradas e dedicadas inteiramente a esta celebração. Mesmo existindo festas em todos os cantos da cidade, a Silom Soi 4 é uma rua pedestre com bares, restaurantes e discotecas, e, sem dúvida, a maior atração assombrada da cidade. Sem preocupações, a festa prolonga-se para lá da hora de encerramento dos bares.

Mais informações:
» bangkok.com
» tourismthailand.org/About-Thailand/Destination/Bangkok
» bangkok.com/silom/nightlife.htm

Só por si, a atmosfera de Praga é bastante intrigante e sinistra, mas quando chega a noite mais assustadora do ano, conhecida como Dušičky, as pontes medievais, as ruas estreitas e as estátuas ganham outro significado. A arquitetura gótica da cidade atrai milhares de visitantes e, apesar de os habitantes não serem grandes apreciadores da celebração, Praga parece ter sido desenhada especialmente para esta ocasião. A grande festa temática da cidade ocorre na Old Town – cenário de várias lendas e mitos locais – mas também pode descobrir um pouco da história do Cemitério Judeu de Praga, visitar o Museu da Tortura ou atravessar a Ponte Carlos. A entrada na capital do horror é gratuita para seres maléficos e zombies. E, é claro, nunca é demais confirmar se o hotel que reservou está assombrado (ou não).

Mais informações:
» prague.eu
» visitprague.cz
» museumtortury.cz

Os fantasmas dos mais famosos assassinos em série regressam todos os anos a Londres para receber as milhares de criaturas da noite que, aqui, celebram o Halloween. Só por si, a cidade é popularmente conhecida por ser uma das mais assombradas do mundo, mas durante a noite de 31 de outubro ainda é mais arrepiante. A capital britânica enche-se de festa e celebrações fantasmagóricas – um desfile de máscaras interminável. Prepare-se para uma experiência aterradora no Scream Fest, organizado pela The London Dungeon. Também tem a oportunidade de fazer a famosa Jack the Ripper Ghost Walks e ver com os seus próprios olhos onde os crimes aconteceram. Perto da área de Whitechapel, entre nevoeiro e má iluminação, pode ter a sorte de ver o fantasma do assassino, nunca se sabe.

Mais informações:
» visitlondon.com
» jacktheripperwalk.com
» thedungeons.com/london/en

O glamour, o brilho e a elegância desta cidade italiana são reconhecidos em todo o mundo. Pode não associar Veneza a celebrações de Halloween, mas a atmosfera misteriosa e inquietante tornam-na terrivelmente assustadora. E não, não é uma tradição europeia, muito menos italiana, no entanto tem ganho cada vez mais popularidade entre os mais jovens. As famosas máscaras não desaparecem, apenas mudam de aspeto, e maioria dos fatos são pretos. Ao passear nas ruas ou a navegar nos canais, o ar fantasmagórico dos edifícios vai ser difícil de ignorar. Quando a noite chega e o véu de nevoeiro cai sobre a cidade, as festas temáticas abrem as portas às criaturas da noite. Nesta época do ano, não pode deixar escapar a oportunidade para visitar o cemitério de Veneza – a ilha de San Michele. E não se deixe assustar pelas histórias misteriosas, nem todas são verdade.

Mais informações:
» veneziaunica.it/en/content/visit-venice-0
» visit-venice-italy.com/
» shop.corihotels.it/product/halloween-party-2018

Torna-se difícil escolher a melhor cidade dos EUA para celebrar o Halloween. Existem milhares de eventos e festas por todo o território e, sem dúvidas, é uma das épocas mais importantes para a população. Salem é sempre uma ótima opção. A associação de bruxas à cidade da costa norte de Massachusetts já tem mais de 300 anos. Em 1692, várias habitantes locais foram executadas por, alegadamente, praticarem bruxaria. A maior celebração da cidade é o Festival dos Mortos de Salem, onde o The Salem Witches’ Ball reúne a maioria das criaturas da noite. O Salem Haunted Happenings é uma experiência completa com lojas de magia, casas assombradas e, é claro, muitas lendas locais e contos sobre bruxas. Não precisa de pensar muito sobre o seu disfarce, pois não?

Mais informações:
» salem.org
» festivalofthedead.com
» hauntedhappenings.org

Como já deve saber, a tradição de Halloween nasceu aqui. Mas muito antes de ter este nome, a festa era conhecida como Noite Samhain – Festival dos Mortos –, que celebrava o fim da colheita de outono e o início do inverno. Tradicionalmente, os habitantes usavam mascaras para afastar os espíritos do mal, durante a noite, e esse costume mantém-se até hoje. De Dublin até qualquer outra cidade, a tradição está presente em cada esquina. No Spirts of Meath Halloween Festival, em Meath, há incríveis atuações e danças tradicionais à volta de fogueiras. Junte o seu grupo de morto-vivos e visite a maior celebração irlandesa de Halloween, o Banks of the Foyle Halloween Carnival, em Derry City. Nove dias de diversão e terror garantidos.

Mais informações:
» ireland.com
» derryhalloween.com
» spiritsofmeath.ie

Quando se fala de Halloween na Europa, a Roménia é um dos destinos que surge logo no pensamento. Paisagens intrigantes, vampiros, lobisomens e muitos mistérios. Nas florestas sombrias da Transilvânia – a mais bela região da Roménia -, o castelo de Bran é o local perfeito para passar a noite mais arrepiante e assustadora do ano. Não há melhor maneira de celebrar este dia do que no lar de Vlad, o Impalador, popularmente conhecido como Drácula. No sopé do castelo, a pequena vila parada no tempo decora-se a rigor para a ocasião e pode esperar muitos passeios com histórias incríveis. Uma festa de Halloween organizada pelo próprio Drácula, passeios de cortar a respiração e uma vila sem igual. Para prevenir é melhor levar uns dentes de alho!

Mais informações:
» visittransilvania.ro
» bran-castle.com
» gadventures.co.uk/trips/draculashalloweenpartyintransylvania/EQHH/?ref=asearch

O Halloween na Escócia é muito mais do que disfarces aterradores e o típico peditório de «doce ou travessura». É o ecoar de uma antiga tradição celta, uma memória do festival Samhain que ainda hoje é celebrado em todo o país. Na intrigante mas bela cidade de Edimburgo não faltam opções para desfrutar de uma noite arrepiante. Tradições, mistérios por resolver, atividade paranormal e castelos imponentes, e tudo isto no Royal Mile – o fascinante centro histórico. Quer viaje com amigos ou familiares, o difícil mesmo é escolher entre as centenas de eventos. Escolha um disfarce colorido e dance toda a noite à volta de fogueiras no festival Samhuinn Fire, na colina de Calton. O The Real King Marty’s Close também oferece a possibilidade de explorar as catacumbas do Royal Mile ou de fazer uma tour de caça às bruxas.

Mais informações:
» edinburgh.org
» beltane.org/about-samhuinn
» realmarykingsclose.com/event/halloween-tours

Mercados macabros, pinturas faciais, música, dança e muitas, mas mesmo muitas, caveiras. No final de outubro, as celebrações do Día de los Muertos (Dia dos Mortos) decorrem praticamente por toda a América Latina. É o dia de reunião com os mortos. E as festividades na bela cidade de Oaxaca são as mais visitadas. Pode encontrar vários mercados coloridos e acompanhar diversas «comparsas» – procissões alegres para relembrar os familiares que já partiram. Em Aguascalientes, o Día de los Muertos é celebrado todos os anos no Festival de las Calaveras – um dos eventos mais importantes da cidade. O Festival of Life and Death decorre normalmente no parque temático Xcaret, em Riviera Maya, de 30 de outubro e 2 de novembro. Pode contar com atividades tradicionais e muito folclore mexicano. Mas não se esqueça, pintar uma caveira na cara é quase obrigatório.

Mais informações:
» visitmexico.com
» oaxacaevents.com/tag/DayoftheDead
» festivaldevidaymuerte.com


Veja também:
Como o Halloween é celebrado pelo mundo
25 vilas secretas na Europa que tem mesmo de visitar

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.