Nos arredores de Tabasco, no México, está a nascer o primeiro bairro do mundo construído inteiramente com uma impressora 3D. E as duas primeiras casas já foram erguidas. Descubra-as na fotogaleria acima.

A New Story, organização sem fins lucrativos que fornece casas impressas em 3D, em pareceria com a ICON, uma empresa de tecnologia especializada em construções 3D, e a Fuseproject, empresa de design industrial, estão a desenvolver um projeto de construção de habitações em comunidades pobres da América Latina.

Localizado numa área rural de Tabasco, no sul México, este projeto pretende construir 50 habitações com o auxílio de uma impressora 3D para ajudar os habitantes a terem acesso a uma casa decente, em zonas mais pobres, distantes e com condições adversas. E as duas primeiras moradias já foram erguidas.

Fundada em 2014, a New Story já construiu mais de 2 700 casas no Haiti, em El Salvador, na Bolívia e no México. Para responder aos desastres que afetam as construções tradicionais, a organização sem fins lucrativos juntou-se à ICON para desenvolver uma impressora 3D suficientemente potente para trabalhar em condições adversas.

A impressora Vulcan II, de 10 metros de comprimento, tem a capacidade de erguer as paredes destas casas revolucionárias em apenas 24 horas, sobrepondo várias camadas de cimento e betão. Telhados, janelas, portas e todos os outros acabamentos serão concluídos da forma tradicional.

Segundo a revista Designboom, a organização New Story afirma que «a impressora 3D, Vulcan II, foi desenhada para trabalhar em condições adversas das zonas rurais, (…) onde a energia pode ser imprevisível e as chuvas sazonais inundam as estradas que dão acesso ao local de construção. Esta impressora é a primeira do seu género.»

As habitações têm cerca de 46 metros quadrados e, no seu interior, contam com dois quartos, uma sala de estar, uma cozinha, uma casa de banho e ainda um espaço exterior para entretenimento. Os telhados e as paredes são curvas para facilitar a adaptação ao clima chuvoso da região e para facilitar a limpeza.

As famílias escolhidas não vão ter que pagar nada para receber as moradias e ainda terão direito a uma ajuda mensal de 400 pesos mexicanos, cerca de 19 euros, para manutenção das casas. A New Story espera erguer as 48 habitações restantes até ao início do próximo ano e implementar um plano comunitário com acesso a espaços verdes, parques e outros serviços básicos.

Percorra a fotogaleria acima para descubra mais sobre estas duas casas, do primeiro bairro construído inteiramente com uma impressora 3D.

Imagem de destaque: Joshua Perez/D.R

Partilhar