Covid-19: setor das viagens e do turismo atacado pelo vírus
[Imagem: iStock/D.R]

50 milhões de postos de trabalho em risco em virtude da pandemia de Covid-19. Conselho Mundial de Viagens e Turismo alerta para a necessidade de apoios.

O World Travel & Tourism Council (WTTC) anunciou esta terça-feira, 17 de março, que o setor das viagens e turismo se encontra numa «luta pela sobrevivência» e com cerca de 50 milhões de postos de trabalho em risco. Tudo devido ao impacto causado pela pandemia do Covid-19 a nível mundial.

Na mesma declaração, assinada pela presidente e CEO do organismo, Gloria Guevara, é ainda sublinhado que o setor das viagens e turismo é «a espinha dorsal de muitas economias em todo o mundo» e que, sem o mesmo, «as economias de todo o mundo enfrentam uma ameaça existencial», sendo que este contribui em 10,4% para o PIB mundial e representa perto de 320 milhões de postos de trabalho.

O Conselho Mundial de Viagens e Turismo apelou também aos governos nacionais para que, numa primeira fase, ajudem financeiramente, de modo a garantir os salários dos milhões de trabalhadores afetados por esta crise, dentro do setor. Para um segundo momento é pedida a criação de linhas de crédito ilimitado, e sem juros, para as empresas turísticas, evitando a falência das mesmas. Por fim, é requerida a suspensão dos impostos pagos pelas empresas de turismo, por um período de cerca de 12 meses.

Apesar da conjuntura, o WTTC garante que setor está a cumprir a sua parte no que toca à proteção dos trabalhadores, mas lembra que, sem apoio dos governos, as viagens e turismo já «estão a entrar em colapso».

Imagem de destaque: iStock/D.R

Partilhar