Na cidade de Athlone, mesmo no centro da ilha irlandesa, há um bar único no mundo. O Sean’s Bar é considerado o pub mais antigo da Irlanda e da Europa. E muito possivelmente o mais antigo do mundo.

O modesto bar tem uma história com mais de mil anos e tem vindo a sobreviver, de uma forma ou de outra, à passagem dos séculos desde o ano 900.

Situado nas margens do rio Shannon, a primeira versão do pub, o Luain’s Inn, foi construída por um habitante local chamado Luain Mac Luighdeach, como um lugar de descanso e paragem para as pessoas que atravessavam aquelas águas.

Quando, em 1968, o então proprietário do pub, Sean Fitzsimons, começou as renovações, a história do icónico edifício foi redescoberta. Ao perceber que as paredes do bar tinham sido construídas com barbilhão e vime, – um método histórico para a criação de uma estrutura reticular entrelaçada coberta com argila, terra e estrume – o dono do bar colaborou com o Museu Nacional da Irlanda e com o livro de recordes do Guinness para datar os materiais. As análises concluíram que os vestígios remontam ao século X.

Certificado entregue pelo livro de recordes do Guinness. [Imagem: site Sean’s Bar/Direitos Reservados]
Em 2004, o livro Guinness certificou o Sean’s Bar como o pub mais antigo da Irlanda e da Europa. Apesar de as pesquisas continuarem à volta do globo ainda não foi encontrado nenhum estabelecimento mais antigo, sendo que este é possivelmente o bar mais antigo do mundo. Como o Sean’s Bar ainda se encontra no mesmo local da taberna original, o aclamado título é válido.

De acordo com a Lonely Planet, uma parte da parede original e algumas moedas datadas do século X, estão expostas no interior do pub e no Museu Nacional da Irlanda.

Percorra a fotogaleria acima para conhecer um pouco mais sobre o Sean’s Bar, o pub mais antigo da Irlanda e da Europa. E muito possivelmente do mundo.

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Partilhar