Se já fez um voo longo, possivelmente reparou que a tripulação é maior do que nos voos de curta e média duração. E muito provavelmente, também notou que alguns membros da tripulação de cabine desaparecem durante algum tempo.

A verdade é que, nos voos longos, os comissários de bordo têm tanto direito a descansar como os passageiros. Mas, afinal, onde é que eles dormem? Aquilo que parece um armário é, na verdade, a porta secreta para a área de descanso da tripulação de cabine. Estas zonas não são propriamente luxuosas, mas são muito confortáveis, com assentos e, muitas vezes, entretenimento a bordo.

Em voos que duram entre 14 e 18 horas, os pilotos e a tripulação têm tempo de descanso obrigatório – as companhias aéreas percebem que um membro da tripulação descansado é um membro da tripulação feliz, e isso vê-se, depois, no serviço prestado.

As companhias aéreas têm a opção de instalar áreas especiais de descanso para tripulação nos espaços não utilizados acima ou abaixo da cabine. «Na nossa aeronave 777», explica Ben Inall, Líder de Desenvolvimento de Tripulação da Virgin Australia, «a área de descanso da tripulação de cabine é maior, contendo oito beliches e localizando-se na cauda da aeronave.

Os beliches da tripulação ficam no teto acima da cabine de passageiros, o que garante um espaço tranquilo e agradável. Ter um espaço dedicado aos tripulantes realmente ajuda-os com a diferença de fuso horário associada aos voos no Pacífico. Os beliches têm pouco mais de um metro e oitenta de comprimento, mas o espaço em pé é limitado. Cada beliche tem uma cortina espessa para reduzir o ruído e a luz».

Para as pessoas que pilotam o avião, diz Inall, «a zona de descanso fica na frente da aeronave e contém dois beliches, dois assentos e entretenimento a bordo». Nos voos trans-pacíficos de 15 a 17 horas da Virgin Australia, os quatro pilotos a bordo vão trocando em intervalos de descanso. Para a Japan Airlines, segundo a tripulação da empresa, a frota de longo curso (aeronaves Boeing 777 e 787) tem assentos para a tripulação, que servem tanto para dormir como para a tripulação ter um momento para relaxar e fazer as suas refeições durante o voo.

Em aeronaves sem zonas específicas para o descanso da tripulação, existe uma cortina especial que cobre a área de assentos dos comissários de bordo, o que permite que a tripulação possa fazer as suas refeições em paz. Nos aviões Airbus A330 200 da Virgin Australia, que não têm áreas de descanso da tripulação, «os pilotos e a tripulação ocupam assentos de passageiros específicos para o seu descanso. É típico deste tipo de aeronaves. Os pilotos usam um assento da classe executiva na parte de trás da cabine, enquanto a tripulação tem um bloco de assentos na parte de trás da aeronave», diz Ben Inall.

Imagem de destaque: iStock/D.R

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